Política

Produtividade!

Para se baixar custos na indústria de pequeno e médio porte uma das maneiras é melhorando a produtividade. Neste segundo semestre de 2016 temos visto o MDIC através do Ministro Marcos Pereira e sua equipe empenhada em colocar para rodar o programa Brasil Mais Produtivo. 

“O BRASIL MAIS PRODUTIVO AUMENTO DE 20% DE PRODUTIVIDADE EM 3 MIL INDÚSTRIAS. O Programa é uma resposta rápida para o dilema da baixa produtividade da indústria brasileira. Visa atender 3 mil empresas industriais de pequeno e médio porte em todo o Brasil, com objetivo de aumentar em pelo menos 20% a produtividade no setor da aplicação das ferramentas Lean para pequenas e médias indústrias participantes. O conceito baseia-se na redução dos sete tipos de desperdícios (superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos). A iniciativa prevê o investimento em 4 setores prioritários:

Alimentos e Bebidas;

Metalmecânico;

Moveleiro;

Vestuário e Calçados.

A iniciativa é uma realização do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).”

Esse programa foi lançado em abril de 2016 e hoje 11/11/2016 sofre um impulso em São Paulo para sua perenidade.  As empresas que quiserem se candidatar podem fazer a inscrição no próprio site do MDIC e os técnicos do governo dizem que de abril até agora os resultados da aplicação da metodologia Lean nas empresas constatou um ganho médio de 56% de produtividade. Trata-se de um treinamento de 120 horas, e o ministério entende como pequena e media empresa aquelas com 11 a 200 funcionários. Em breve será lançado uma extensão desse programa para equipamentos na área médica e odontológica com recursos de 4,5 milhões de reais.

Que sejam implantadas as boas ideias!

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil, e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas, e foco no suporte & consultoria para lojistas, pequenas e médias empresas.

Comente

Comente

Categorias

Arquivo

veccon

vero