Tecnologia

A Fé e a PME

Se estudarmos a criação encarada do ponto de vista das principais religiões presentes no planeta nos dias de hoje, iremos concluir que algumas delas são convergentes, outras nem tanto, mas todas poderão conviver com as descobertas da ciência sem grandes sobressaltos.

Aquelas como a Hinduísmo acreditam no ciclo das coisas e estão bem alinhadas com o status quo da ciência atual, outras como o Cristianismo podem se distanciar num primeiro momento, mas se utilizam de uma linguagem metafórica a interpretação poderá ir de encontro aos estudos científicos. Ou seja, há uma enorme chance de que todas sobrevivam e convivam pacificamente conforme os progressos científicos são alcançados.

Duas religiões, o Hinduísmo (criada no subcontinente indiano) e a Zoroastriana (criada por Zoroastro) podem ser consideradas as mais antigas que a humanidade conhece que sobreviveram até os dias de hoje (muitas desapareceram), o Hinduísmo com 3500 anos antes de Cristo, e a de Zoroastro que deve ter vivido entre 1750 e 1000 anos antes de Cristo e carrega traços do Hinduísmo até porque nasceu geograficamente próxima.

Vale mencionar que por mais que se pergunte aos gurus temas complexos como: De onde nós viemos? E por mais que repostas filosóficas sejam feitas, não há uma resposta comum ou que seja pragmática. Assim, frente à frente com o início dos tempos e sem conhecê-lo, se manifesta algo que se convencionou chamar de Fé, e aí a questão é simples, ou você acredita, ou você não acredita, simples assim. Acreditando, … parte-se para o próximo passo.

Particularmente na medicina o efeito Placebo e Nocebo são frequentemente estudados. O Placebo, trata de simular cirurgias, ingestão de medicamentos inofensivos ou mesmo ludibriar o paciente. Alguns medicamentos em testes malsucedidos aplicados em 2 grupos distintos, um recebendo placebo e outro o medicamento em teste, pacientes tratados com placebo apresentaram melhoras e até curas por acreditarem que iriam ser curados, ou seja, seus cérebros automedicaram seu organismo. As sugestões do indivíduo fizeram o inconsciente trabalhar em prol da cura e da reversão da doença.  Então, porque não fornecer esses in puts ao cérebro com algo bem mais simples, o sucesso de sua PME.

Cuidado, o oposto também é verdadeiro, o efeito Nocebo, embora, mais conhecido no campo da saúde, e farmacologia, esse fenômeno expõe nosso inconsciente a pensamentos ruins, o efeito do medicamento em si é o mesmo, ou seja, inerte, mas trabalhado inconscientemente para danificar ou agravar a doença, o cérebro responderá segundo esse desejo. Enfim, é melhor ser otimista do que pessimista.

O campo dos estudos do Placebo e Nocebo seguem, e com a tecnologia atual é possível medir as reações cerebrais e comprovar esses efeitos do ponto de vista científico, portanto, o fato em si de acreditar traz mudanças comprovadas no comportamento cerebral, e aqui a PME deve pegar uma carona na Fé. O empreendedor deve acreditar que irá progredir, é um estado mental, não se trata de uma garantia de que o sucesso virá, mas o inverso pode levá-lo facilmente a falência.

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil, e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas, e foco no suporte & consultoria para lojistas, pequenas e médias empresas.

Comente

Comente

Categorias

Arquivo

veccon