Vendas

+ 80 DICAS INFALÍVEIS para você VENDER MENOS (parte 03/08)

21. Divulgue sua opinião dentro da empresa, e dê pouca ou nenhuma importância para a opinião do cliente quando ele se manifestar.
22. Escolha os bajuladores para seu time direto e sempre os mantenha ao seu lado, eles saberão lhe valorizar, e não se reúna com toda a equipe comercial. Você possui gente competente para essa função.
23. Deixe o time comercial sem treinamento por períodos superiores a 12 meses. O comercial aprende é gastando sola de sapato.
24 Não dê importância às mudanças tecnológicas, são firulas e sempre fazem a mesma coisa que a versão anterior, só mudam a fonte de alimentação.
25. Despreze por completo o movimento dos concorrentes.
26. Quando fizer reuniões com o comercial, não os deixe falar. Se fizer e quando fizer sempre as faça em datas de sua conveniência, não crie rotinas disciplindas. Ex.: MMM – Monday Morning Meeting, não seja previsível. O pessoal deve estar sempre preparado e alerta.
27. Não dê metas para cada vendedor, passe somente a meta da empresa, o que importa é a meta global.
28. Se você aumentar o time de vendas, ou time em geral nunca faça a conta, vendas $$$/cabeça, isso é balela.
29. Não acredite que 70% das compras ocorrem antes do cliente ter contato com o vendedor. Despreze as mídias sociais, são caça níqueis.
30. Não leia sobre ZMOT – Zero Moment Of Truth.
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Sim, o Dr Zero Cost está aqui para tratar do tema custos, no entanto, se o time de vendas e mesmo a liderança do time não coopera as dificuldades para colocar a PME no patamar da lucratividade ganha proporções muitas vezes insuperáveis.

Se você pergunta para o time de vendas o que eles devem fazer para vender, todos, sem exceção saberão responder. Então, vamos aqui numa sequência de 8 artigos descrever o que eles não devem fazer, incluindo o chefe ou líder.

1.    Seja rude com o time, fale sem pensar, reaja, atropele.
2.    Seja mal-educado, menospreze o time, você possui mais experiência, e eles precisam aprender que a empresa precisa de resultados.
3.    Não deixe claro o que você espera do time, eles devem ser suficientemente inteligentes para entender as metas da empresa.
4.    Não dê reconhecimento por um trabalho bem-feito, afinal você paga por isso.
5.    Atrase os salários e comissões com frequência, essa é uma maneira deles sentirem com quem está a caneta.
6.    Não perdoe, seja duro, seja rigoroso com detalhes insignificantes.
7.    Deixe que as pessoas façam fofocas, com certeza estarão falando de você e isso é bom.
8.    Chame a atenção de um funcionário na frente dos clientes, ou na frente da equipe. Ele nunca mais irá esquecer.
9.    Faça ameaças fortes. Vou lhe demitir na próxima vez, funciona muito bem.
10.  Não cumpra o que prometer, deixe sempre um “rabinho”, é uma maneira de manter o pessoal amarrado em você.
11. Não pense no negócio do seu cliente (não estude o que ele vende, não o ajude, afinal seu negócio é vender para ele).
12. Não se relacione com influenciadores e tomadores de decisões, são demasiadamente filosóficos.
13. Não defenda sua marca, você sabe que ela é boa, não perca o seu tempo.
14. Não brigue para que sua empresa desenvolva novos produtos e serviços. Não se mexe em time que está ganhando.
15. Não treine o seu cliente sobre o seu produto ou serviço.
16. Não crie e nem disponibilize informações uteis e relevantes para seus clientes, isso só engorda arquivos e pastas.
17. Não esteja presente na rotina de quem compra.
18. Não faça o pós-venda, vendeu um abraço, a garantia da sua empresa depois verificará se houve algum eventual problema e irá resolver
19. Não transmita confiança, pense no seu umbigo. Confiança não se vende, o que se vende são produtos e serviços.
20.Escreva conteúdos medíocres e fale bastante bobagem, se possível grave e coloque na Web. Clientes gostam de dar risada, seja cômico. O que está “bombando” hoje em dia é a vulgaridade.

segue…..

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil, e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas, e foco no suporte & consultoria para lojistas, pequenas e médias empresas.

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