Insights

+ Cinco dicas para reduzir custos

Abaixo listo 5 dicas que certamente ajudarão na redução de custos para a sua empresa:

  1. Banco de Horas, muito utilizado por empresas de engenharia e pode ser extrapolado para a PME com o objetivo de compensar trabalhos extraordinários realizados em finais de semana e feriados.
  2. Qualidade do produto ou serviço, nem sempre o cliente percebe a qualidade oferecida, muitas vezes é possível reduzir a qualidade sem a perda do cliente. Trata-se de uma alternativa a ser avaliada, pois, se o cliente percebe a qualidade atual e a exige podemos estar gerando queda de faturamento.
  3. O entendimento do time sobre o propósito da empresa conduz a PME a diminuição de custos, a simples conscientização dos colaboradores sobre a meta maior, ou seja,  para onde estamos remando evita muitas perdas, retrabalhos, despesas e diminuição de custos. Se houver curiosidade estude sobre “nemawashi” e “lean production”.
  4. A evolução mensal dos custos, despesas e perdas é uma maneira de evitar erros, saber exatamente onde e como a PME suporta ser ajustada. Seja cirúrgico, haja racionalmente.
  5. Considere a terceirização mesmo se em sua empresa todos sejam celetista, ou seja, faça experiências com novos colaboradores, contrate como “freela” evite a burocracia da contração e a dispensa caso o processo tenha que ser recomeçado. O inverso também é verdadeiro analise se os “freelas” não seriam menos custosos se forem contratados como celetistas.

Confira outras Dicas

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil, e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas, e foco no suporte & consultoria para lojistas, pequenas e médias empresas.

Comente

Comente

Categorias

Arquivo

veccon

vero