Jornais e Revistas

Da porteira para fora (12p) – Jornal Tribuna Liberal – 20/08/2017 (Comunismo!)

Você é político?

Você é comunista?

Se, sim. Qual corrente? Albanês? Chinês? “Russês”? “Madurês”? Por aqui na Terra Brasilis, tivemos em 22 de março de 1922 a fundação do Partido Comunista Brasileiro – PCB, esta sigla seguiu como um guarda-chuva para todo tipo de comunismo até 1956. Por quê?

Joseph Stalin

O partido comunista russo após 1922 fez grandes progressos navegando por um mar de sangue humano, medalha de ouro para o Sr. Stalin, e em 1956 o Sr. Nikita Khrushchov (sucessor de Stalin) reconheceu esses erros no XX Congresso do Partido Comunista da URSS (PCUS). Este Congresso rachou o partido comunista mundo afora buscando novos caminhos, e aqui no Brasil não foi diferente.

Quando o comunismo foi posto em prática na URSS (1918 – e consagrado com o término da Guerra civil em 1922), ele se sedimentou por lá durante décadas e continua até nossos dias (2017), e veio reverberar com maior força aqui na Terra Brasilis em 1962. Por quê? Porque em 1959 o advogado sr. Fidel Castro Ruz presidente de Cuba abriu uma porta para os comunistas chegarem às imediações do Brasil (A URSS está fisicamente muito distante de nós), e em 1964 no auge da tentativa de mudar o regime no Brasil através de o sr. João Goulart nossos generais saem dos quartéis (contra vontade) para impedir que o regime comunista fosse imposto ao povo brasileiro.

As ações dos comunistas mundo afora tanto quanto dos democratas são lados opostos de uma mesma moeda, cada um com seu propósito e defendendo-o até a última gota de sangue (não há gente “boazinha” neste jogo). Assim, americanos e russos seguiram brigando indiretamente desde a II Guerra Mundial, perderam e ganharam, vejamos quatro episódios dos mais relevantes para os brasileiros:

Fidel Castro

1- O Sr. Fidel Castro entra triunfante em Havana – Cuba em 01 de janeiro de 1959. Em 1961 os americanos do Norte tentam destituir (matá-lo) o sr. Fidel Castro do poder e fracassaram. Há aqui um acordo verbal, qual seja, os senhores americanos do Norte não irão tentar invadir a Ilha, e nós (os russos) não colocamos aqui uma base nuclear. Esse acordo será tencionado lá na frente pelo sr. Ronald Reagan.

2- O Sr. Salvador Allende no Chile perdeu as eleições no Chile em 1964 por intervenção de os EUA através da CIA, com programas radiofônicos, etc..etc… hoje (2017) estamos discutindo se a Rússia interferiu ou não nas eleições de os EUA de 2016. Interessante! O candidato da CIA à época ganhou as eleições daquele ano, o sr. Eduardo Frei. Mas, em 1970 o sr. Salvador Allende concorreu novamente e venceu, a proposta é socialista e voltamos ao tema de sempre, estatização da economia, o governo se apossa das indústrias, nacionaliza os bancos, nacionaliza as minas chilenas, e na outra ponta sofre pressões de grupos criados pela CIA, exemplo: Organização Terrorista Patria y Libertad de filosofia nacionalista-neofacista.

A classe média se revolta, o desemprego cresce, a produção cai e as interferências do governo na economia eram diárias, em 1973 a inflação bateu 381 %. Sim, com a porta aberta pelo sr. Fidel a URSS apoiou o sr. Allende politicamente e economicamente. O sr. Allende recebeu o Prêmio da Paz Lênin da URSS em 1972. Não é interessante, um prêmio Lenin pela paz? O sr. Allende acreditava que se poderia impor o socialismo sem violência, fórmula que está provada não funciona, e sem violência não funcionou. Sem violência a KGB não garantia o sucesso do regime, simples assim! A KGB foi a principal organização de serviços secretos da União Soviética, que desempenhou as suas funções entre 13 de março de 1954 e 6 de novembro de 1991 (esfacelamento da URSS). O acrônimo vem da língua russa que pode ser traduzido como “Comitê de Segurança do Estado.”

Algumas das razões para o fracasso de o sr. Allende foram 1. o EUA que após Cuba não queria outro regime socialista por aqui, 2. foi esse regime “Via Chilena Para o Socialismo” que não reprimia os movimentos contrários com violência, 3. a Guerra Fria que corria solta, 4. foi que os Estados Unidos apanhavam feio na Guerra do Vietnã.

3- Nicarágua, um povo simples, plantadores de café e criadores de gado que por uma questão geográfica ficou no meio de grandes interesses, principalmente de os americanos do Norte e ingleses. O grande nome desse povo foi o sr. Augusto Sandino, o homem do chapéu grande.

A Nicarágua foi o palco da 2ª maior revolução no continente (1979), depois da revolução cubana (1959), mesmo depois de o sr. Augusto  Sandino ter sido assassinato (1934) , seu propósito cravou fundo no povo nicaraguense, vamos retornar neste ponto oportunamente.

Saindo do Oceano Atlântico, entrando pelo rio Coco, passando pelo Lago de Manágua e estamos muito próximo do Oceano Pacífico, assim, a Nicarágua é foco de os EUA para se ligar os dois Oceanos. Posteriormente os americanos do Norte irão construir o Canal do Panamá, ficam com ele até 31 de dezembro de 1999 (Os Estados Unidos assumiram o projeto em 1904 e levaram uma década para concluir o canal, inaugurado oficialmente em 15 de agosto de 1914, e o sr. Reagan não desejava devolver).

Lembramos que o Panamá após a sua declaração de independência do Reino da Espanha, em 28 de novembro de 1821, aderiu voluntariamente a Grã-Colômbia, uma nação formada por Simón Bolívar – El Libertador, que também integrava a Colômbia, o Equador e a Venezuela (incluindo parte da então Guiana) e a Costa dos Mosquitos na Nicarágua.

PCB

4- No Brasil do PCB – Partido Comunista Brasileiro tivemos o filhote PC do B – Partido Comunista do Brasil em 1962. Atualmente há outros dissidentes, mas naquela época o PCB seguiu a linha russa, e o PC do B seguiu a linha chinesa, todavia, os partidos políticos no Brasil (2017) perderam suas identidades ao serem expostos ao processo da Lava Jato (todos sem exceção). A virtude tem demonstrado estar no caminho do meio, e no cooperativismo entre pessoas, empresas, instituições educacionais, etc…todavia o Brasil está longe desta mediana, e corre o risco de eleger um messias em 2018.

Em abril de 1925, o tenentismo reorganizou-se formando a Coluna Paulista, liderada pelo major Miguel Costa, e a Coluna Gaúcha, liderada pelo capitão Luís Carlos Prestes (lembrando que o sr. Artur Bernardes foi presidente entre 1922 e 1926, ou seja, durante a Coluna Prestes-Miguel Costa, não confundir esse movimento com a Intentona Comunista ocorrida em 1935 contra o sr. Vargas). Essa coluna percorreu cerca de vinte e cinco mil quilômetros no território nacional, esse time contava no máximo com mil militares e teve seu fim em fevereiro de 1927, todavia reconheçamos que foi uma pedra no sapato das oligarquias dominantes.

Vamos fazer um bate bola neste ponto com o Brasil, nossa semana da Arte Moderna e nossas ações comunistas.

(Continua na próxima semana).

(Leia o artigo anterior)


Você também pode ler essa coluna diretamente no Jornal Tribuna Liberal, clicando aqui.

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil, e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas, e foco no suporte & consultoria para lojistas, pequenas e médias empresas.

2 Comentários

Comente

Categorias

Arquivo

veccon

vero