Ícone do site Dr Zero Cost

Da porteira para fora (182) – Jornal Tribuna Liberal de 22/11/2020 – Brincadeira.

Para sobreviver no mundo atual é preciso competir, o segredo é não encarar essa competição como um fardo e sim como uma brincadeira. E, qual é a receita?

Primeiramente vamos lembrar da influente poetisa americana sra. Gwendolyn Brooks, quando escreveu: “We are each other’s business; we are each other’s harvest; we are each other’s magnitude and bond”. Numa tradução livre, “nós somos o negócio um do outro; nós somos a colheita um do outro, nós somos a magnitude e o vínculo um do outro.” Portanto, se cada um de nós exercer a cidadania teremos galgado postos muito mais elevados que os atuais, por exemplo, por que algumas pessoas não utilizam máscaras? Provavelmente por não entenderem que estamos todos plugados.

Segredos para tornar a vida uma brincadeira de bom gosto:

  1. O primeiro segredo, como escreveu a poetisa, é conscientizar que tudo está conectado, é preciso enxergar essa dinâmica cósmica. Você não fere alguém sem que isso o afete, ou você não faz o bem sem que isso o afete.
  2. O segundo segredo vem lá do Kaizen, exercitar o Kaizen é o caminho, exercitar a mudança para melhor, exercitar a sua própria superação, exercitar a melhoria contínua na vida em geral, pessoal, familiar e social. O Kaizen possui como estrutura a diminuição ou eliminação dos desperdícios utilizando o bom senso, o fazer mais com menos, a criatividade de todos os envolvidos no processo e a motivação do time. Assim, baixamos custos e melhoramos a produtividade. Faça uma reavaliação de quais pontos é preciso melhorar em suas habilidades, reconstrua o seu passado, melhore. A melhoria contínua implicará no desenvolvimento e na sustentabilidade no longo prazo. O Kaizen não se concentra nas elites, todos estão envolvidos, todos os colaboradores estão envolvidos. No Kaizen o nome do jogo é: equilíbrio. Quais são as variáveis? Financeiro, emocional, bom clima social, simplicidade e funcionalidade. Segundo Martins & Laugeni (2012), “o termo kaizené formado a partir de KAI, que significa modificar e ZEN, que significa para melhor.”
  3. O terceiro segredo, não basta melhorarmos ou atingirmos o máximo da perfeição naquilo que nos comprometemos a executar, é necessário que o todo seja otimizado juntamente com as partes. Otimizar todas as partes não necessariamente significa otimizar o todo. Um olho no peixe e outro no gato, devemos otimizar a nossa parte sem perder o TODO de vista, assim, vamos ajustando e aperfeiçoando nossa parte em produtos, processos & comportamento, melhorando hábitos e atingindo resultados cada vez melhores em sintonia com o TODO.
  4. O quarto segredo, a competição é sempre contra você mesmo, seja melhor hoje do que você foi ontem e pior do que será amanhã. Se alguém lhe perguntar qual era seu estágio de evolução em 2017 e você não titubear em responder, onde você estava e onde se encontra hoje em termos evolutivos, ok. Se não souber responder, uma luz amarela se acenderá.

 

  1. O quinto segredo é a recompensa, finalmente, tornar a vida uma brincadeira. Como? Respeitando os quatro segredos anteriores e exercendo sua vocação, fazendo aquilo que você gosta de fazer e faz melhor.

Obs; A vida é uma brincadeira gostosa se você faz o que gosta, e não se esqueça da terceira Lei de Newton. As forças se cancelam aos pares, um canhão ao imprimir uma determinada força a uma bala, essa mesma bala imprimirá uma força idêntica e de sinal contrário ao canhão, por tal, um canhão ou uma arma nos dá um “coice” quando é disparado. Portanto, seja lá o que você fizer para seu mundo exterior essa ação voltará para você na mesma intensidade.

 

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas