Artigos Publicados na Mídia Impressa

Da porteira para fora (287) – Jornal Tribuna Liberal de 27/11/2022 – Um passinho à frente!

Temos abordado as tendências e principalmente a automatização de processos a fim de reduzirmos custos. Esses guidelines deixam-nos a falsa impressão de estarmos muito distante do profissional que executa funções rotineiras dentro de uma pequena empresa, ou de um escritório ou de uma linha de produção. Esse tema facilmente escorrega para robôs, softwares, big data e grandes empresas. Mas, não é só isso, a necessidade da automatização de processos se instala diariamente no cotidiano das pessoas e qualquer profissional pode dar esse passinho.

Vejamos um funcionário aleatório do departamento financeiro de uma pequena empresa que todo mês necessita de alguns dados públicos, por exemplo, ele coleta os dados semanalmente junto ao IBGE para reajustar os contratos dos clientes. Ou, suponhamos que ele colete o câmbio do dólar todos os dias. Ou, suponhamos um comprador que visite diariamente sites de fornecedores para cotar preços de mercadorias. Esse funcionário sabe o caminho para colher esses dados e estão lá no site do IBGE, no site do Banco Central etc. na página XPTO, na coluna YKZW.

Ele coleta os dados com maestria e já faz essas operações há 10 anos. Será que ele, alguma vez, parou e pensou? Oh, raios, de novo isso? Esse é um exemplo trivial, quantas centenas de outras rotinas diárias existem numa empresa que podem ser automatizadas a um custo baixo?

Ele pode se perguntar:- Como é que eu posso ter acesso a esses dados fazendo com que o site do IBGE me envie esses dados toda vez que esses dados sofram alterações? Observamos que esse funcionário não precisa recorrer ao departamento de TI, normalmente ocupado com outros temas, ou mesmo sugerir ao seu gerente a contratação de um cientista de dados.

Ele deverá dividir esse problema em fases, desde definindo os dados que necessita, onde estão, como pegá-los, onde armazená-los etc. Ele deu o primeiro passo, mas como colocar em prática? Ele pode entrar na web e digitar a pergunta:- Como coletar dados de um site qualquer? Logo ele se deparará com algumas ferramentas gratuitas (e, outras pagas) que podem ajudá-lo nessa tarefa, além de livros, aulas no Youtube sobre o tema etc.

Suponhamos que após 90 dias mergulhando no tema ele aprendeu que não se trata de um bicho de 7 cabeças e esteja com essa rotina automatizada na sua máquina. Será que seus pares ficarão impressionados? Ou, mesmo a sua chefia? Puxa! Ele conseguiu identificar exatamente o endereço dos dados que precisava, eles estavam lá, só aguardando. Aliás, visite o seu próprio site e com o cursor em qualquer local do site, pressione o botão direito do mouse. Voilà! Aparecerá um Menu, click em “exibir código fonte da página” e os endereços de cada informação estarão ali e podem ser coletadas.

Vejamos um outro caso cotidiano, você está ali conversando com um colega de escritório e entre vocês está a tela do computador dele. Então, você observa que as mensagens chegam de todos os lados. Como é possível ser produtivo e manter a atenção com tantos alertas? Até o What´s up e sites de notícias sobre a guerra na Ucrânia pipocam naquela tela. Mesmo que ele não abra as mensagens, a atenção será desviada e a concentração “PUFFF”. O Windows permite que se configure: de quem e quando desejamos receber mensagens, não é preciso ter uma tela de computador comparável ao frenesi de um jogo de pinball. E, esse tema de funcionário multitarefa é uma grande bobagem é preciso concentração para resolver problemas complexos.

Sugestão, não aguardemos o pessoal de TI vir nos socorrer é mais provável que o departamento pessoal, num dia ensolarado, nos chame para uma conversa definitiva.

 

Dica: Clique no “ícone” do menu iniciar do Windows, Clique em Configurar, Clique em Sistemas, Clique em Notificações e Ações, e selecione aquilo que é importante e lhe interessa. Por exemplo, dicas do Windows, nem todos estão interessados em receber dicas do Windows, ou mesmo notícias do Google Chrome, enfim, cada um terá suas prioridades. Todavia, observamos o quanto a produtividade dessa pessoa deverá melhorar se ela não for bombardeada por mensagens não solicitadas. Agora, se ela prefere configurar o sistema permitindo que as notificações emitam som e cheguem a todo instante, che cosa c’è da fare.

 

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivo

RICCOL Sistemas

Pular para a barra de ferramentas