As variáveis pertencentes a alma do empreendedor que o conduzem ao sucesso não podem ser dissociadas das conquistas e derrotas, são elas:
1. O empreendedor deve agir e não reagir. Ou seja, o empreendedor deve pensar alguns lances à frente, antes de tomar uma decisão.
2. Somente não se duvida da própria dúvida, assim, a todo tempo devemos perguntar se estamos no caminho correto, e o que podemos fazer para melhorar e sempre consultando as pessoas mais competentes naquele tópico, mesmo que elas não possuam cargos de direção.
3. O sonho alto deve estar ali, indelével, já que quem não possui um sonho, pouco ou quase nada irá realizar nesta vida.
4. O momento para sonhar é muito especial e deve ser reconhecido, existe um tempo certo para ele, ele virá para cada empreendedor, e ele reconhecerá sua chegada. É algo que brota de dentro do empreendedor, é como a fé.
5. Ser feliz é um estado, é uma decisão de ordem íntima, o empreendedor deve decidir ser feliz. Não basta decidir ser feliz e seguir em frente, é preciso renovar essa decisão todos os dias.
6. A prática de virtudes elevará o nível de felicidade daquele que as pratica.
7. O perdão é algo fantástico, custo zero e pode fazer milagres. No entanto, o pulo do gato com relação ao perdão é que você pode perdoar-se. E isso possui muito significado.
8. Sem persistência o empreendedor não irá longe. Esse negócio que trabalha-se pouco e chega-se lá, é balela. O ideal é o equilíbrio entre trabalho, saúde, família o que não é fácil.
9. O passado é importante para analisar erros, mas é no presente que o empreendedor constrói o futuro.
10. Cercar-se de pessoas boas, pessoas inteligentes, pessoas com diferentes trajetórias, pessoas sábias. Pessoas sábias são muito valiosas, tê-las por perto é um ato de sabedoria, somente um tolo despreza o conselho de um sábio. Conviva com galinhas e serás uma delas.
11. A lei da reciprocidade também funciona para a PME, faça o bem sem esperar por retorno. Mauss ensina que dar, receber e retribuir, é a base das relações sociais (Marcel Mauss, sociólogo e antropólogo francês, nascido em 10/01/1872 em paris).