A pequena e média empresa deve ser persistente em seus objetivos. O problema é que a persistência cega pode nos conduzir à falência, deve haver algo que nos anime, nos conduza a seguir em frente, uma recompensa, um pequeno lucro que indicará estarmos na direção correta.
Há algumas fábulas sobre persistência, uma delas chinesa que se refere a remoção de duas montanhas enormes que bloqueavam o caminho de um Velho Tolo. Sendo essas montanhas um transtorno ele decide removê-las. Dizia-se que Mao gostava dessa fábula, e que ela o ajudou a remover os dois principais problemas que o impediam de governar o povo chinês. Essa fábula pode ser encontrada como Yu Gong remove montanhas, lendas populares do livro de Liezi, IV a.c.
Se modificarmos a fábula um pouquinho podemos gerar aderência ao nosso conceito. O Velho Tolo tendo que buscar água todos os dias do outro lado da montanha, partia todas as manhãs com sua mula e dois baldes, ao retornar ao vilarejo, ele trazia um balde cheio de água e outro cheio de terra. Um dia perguntado:
-Por que Velho Tolo você não traz os dois baldes com água, já que você foi até a fonte?
Ele responde:
-Trazendo um balde de terra vou removendo o obstáculo que me separa da fonte.
-Mas remover uma montanha, não é um trabalho para um unico Velho Tolo. replica o interlocutor.
-Sim, responde o Velho Tolo, mas se meus filhos e meus netos fizerem o mesmo, um dia, quando eu não estiver mais aqui essa montanha terá mudado de lugar.
A água, podemos considerar como a recompensa da PME, o pequeno lucro necessário para a sobrevivência, e a terra sendo removida a meta maior, o objetivo.