Alguns conceitos devem estar claros para o empreendedor.
-
Político: é aquele que se ocupa de fazer política. Ele está conectado a “coisa pública”, e normalmente está ligado a um partido político. Suas decisões, ou seus votos para um determinado tema influenciam como a sociedade será gerida nos próximos anos, já que eles criam, modificam ou mantém as leis vigentes.
-
Partido Político: É um aglomerado de políticos que em tese possuem o mesmo objetivo, defendem as mesmas causas, possuem os mesmos ideais.
-
Política: é uma ciência relacionada aos assuntos internos e ou externos que dizem respeito a uma nação, uma associação, uma empresa, etc… Ou seja, pode-se praticar a política em diversos campos.
Definido esses termos, conclui-se que a PME deve ser politizada, uma vez que precisa defender seus interesses. Esse fato não implica dizer que deverá pertencer a um determinado partido político, aliás, o Dr. ZeroCost desaconselha tal procedimento. Em outras palavras,
-
Não devemos confundir política com políticos. A primeira é essencial para vivermos numa sociedade organizada, já alguns políticos podem e devem ser descartáveis.
-
O fato de uma PME brigar por uma determinada política, não necessariamente implica em apoiar um determinado partido. A Sugestão do Dr.ZeroCost é que a PME seja apartidária, ou seja, não esteja vinculada a um partido político. Algumas organizações exercem esse lema, são as ONGs, cooperativas, etc… O fato de uma PME ser apartidária, não significa que ela deva ser apolítica, muito pelo contrário, ela deve sim exercer sua política interna tanto quanto buscar influenciar medidas de governo, sejam ele, municipal, estadual ou federal para que sua sobrevivência seja perene.