Abaixo listo 5 dicas que certamente ajudarão na redução de custos para a sua empresa:
- Banco de Horas, muito utilizado por empresas de engenharia e pode ser extrapolado para a PME com o objetivo de compensar trabalhos extraordinários realizados em finais de semana e feriados.
- Qualidade do produto ou serviço, nem sempre o cliente percebe a qualidade oferecida, muitas vezes é possível reduzir a qualidade sem a perda do cliente. Trata-se de uma alternativa a ser avaliada, pois, se o cliente percebe a qualidade atual e a exige podemos estar gerando queda de faturamento.
- O entendimento do time sobre o propósito da empresa conduz a PME a diminuição de custos, a simples conscientização dos colaboradores sobre a meta maior, ou seja, para onde estamos remando evita muitas perdas, retrabalhos, despesas e diminuição de custos. Se houver curiosidade estude sobre “nemawashi” e “lean production”.
- A evolução mensal dos custos, despesas e perdas é uma maneira de evitar erros, saber exatamente onde e como a PME suporta ser ajustada. Seja cirúrgico, haja racionalmente.
- Considere a terceirização mesmo se em sua empresa todos sejam celetista, ou seja, faça experiências com novos colaboradores, contrate como “freela” evite a burocracia da contração e a dispensa caso o processo tenha que ser recomeçado. O inverso também é verdadeiro analise se os “freelas” não seriam menos custosos se forem contratados como celetistas.
Confira outras Dicas