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Da porteira para fora (219) – Jornal Tribuna Liberal de 08/08/2021– Escolha de Projetos 1!

Essa semana nos chegou questionamento sobre: Como escolher um projeto? Um de nossos leitores que preferiu não se identificar colocou a questão, ele está diante de três oportunidades de negócio e, talvez, tenha recursos para investir em duas delas. Quais?

Antes de trilharmos o caminho das pedras, vale considerar:

a.     Esse tipo de problema é comum no meio empresarial. Ele pode estar disfarçado de outra roupagem, por exemplo, o Banco “x” está oferecendo uma oportunidade única de captação a juros módicos, há uma tendência a aceitarmos o empréstimo, mas ele nos trará o retorno necessário para pagar o Banco e ainda deixar um certo lucro? Há outras situações similares.

b.    Se você, leitor, é um diretor financeiro, sugerimos que pare por aqui sua leitura, pois esse será um texto que pouco ou nada acrescentará ao seu aprendizado, será como rezar um padre nosso ao vigário.

c.     Se você, leitor, respondeu para a pergunta sobre a escolha de um ou dois projetos entre três projetos: Devemos calcular a TIR – Taxa Interna de Retorno e aquela que der o maior porcentual indicará os projetos a serem escolhidos e as de menor TIR serão os projetos a serem descartados. Sorry, você errou. Podemos adiantar que é interessante fazer o cálculo da TIR para a escolha de projetos, mas esse cálculo, nem de longe é o mais importante.

d.    Existe um outro conceito sobre TIR que é a TIR-M, ou seja, a TIR – Modificada. O que é a TIR – M? Ocorre que quando gastamos nosso dinheiro e quando recebemos nosso dinheiro de volta, na realidade, essas taxas não são coincidentes. A TIR Nornal considera que elas sejam idênticas, o que na prática não é verdade. Os recebimentos serão investidos conforme a taxa de custo de oportunidade do negócio. Aqui, entra a aplicação do conceito da TIR – M, se for possível trataremos sobre essa tema, no entanto, esse não é o foco central dessa matéria.

e.    Sim, existem as escolhas políticas, mas não trataremos aqui.

 Antes de iniciarmos é preciso deixar claro que existe uma diferença de cálculo entre a H12C e o Excel. Quem é melhor? É interessante observar que muitos executivos se utilizam da HP12C – e diga-se, ela é maravilhosa! Ocorre que ela possui somente um visor e para esse tipo de cálculo há a necessidade de entrada de diversos dados, já que estamos entrando com dados de fluxos de caixa. Então, é comum errarmos a entrada de um determinado número e a máquina HP nos fornecer no visor ERROR. Aí, o dirigente limpa a memória e entra novamente com os dados, e a máquina insiste em fornecer ERROR. Na verdade o dirigente está entrando com os dados corretos e a máquina está fornecendo a resposta correta:ERROR, no entanto, não paramos para analisar: Por que ela indica ERROR? É a pressa! Aí, aparece uma frase do tipo: “Depois o pessoal calcula com calma esse negócio!?!?!?!”

Vamos fazer uma ginástica usando a HP12C:

Supondo que investimos 1.000,00 reais e desejamos dobrar esse capital a uma taxa de 10% a.a.. Em quanto tempo teremos os 2.000,00 reais?

PV = Present Value = Valor Presente.

PV = -1.000,00 (negativo porque saiu do nosso bolso)

i = Taxa de Retorno

i = 10 a.a

n, ou período, = ?

Fv = Future Value ou Valor Futuro.

Fv = 2.000,00 (valor futuro = 2.000,00)

Resposta HP 12C = 8 anos. O número do período da HP 12C é arredondado para cima.

Caso o nosso cálculo exija encontrar o “n” com exatidão, então, teremos que obrigatoriamente usar o Excel. Aqui nos deparamos com uma primeira diferença importante.

 

Usando Excel

Temos que ir no cursor do Excel e usar “fx” e buscar nesse campo o “Nper”.

Clicamos em “fx” e buscamos a fórmula do Nper para o cálculo do período, o Excel irá retornar Nper (i; PMT; PV; FV) se o Excel estiver em inglês, em português Nper (Tx; PGTO, VP, VF) então, substituímos por Nper (10%, 0; -1000; 2000) Observar que PMT = PGTO = zero, pois não há parcelas a serem recebidas, somente o valor do resgate. E, para o PV colocamos um sinal negativo de menos 1000,00 pois será um desembolso. O Excel retornará; 7,2725409  o que significa 7 anos e 0,2725409 de 1 ano. Se 1 ano = 12 meses, 12 x 0,2725409 = 3,27 meses. 0,27 meses = 30 dias x 0,27 = 8,1 dias. 0,1 dias = 24 x 0,1 = 2,4 horas. 0,4 horas = 60 minutos x 0,4 = 24 minutos.

 

Então, a resposta do Excel foi 7 anos, 3meses, 8 dias, 2 horas e 24 minutos; ou seja, muito diferente de 8 anos apresentado pela HP 12C.

 

 

O leitor poderá intuir, mas ninguém faz essa conta! Será? Talvez, pequenas empresas cujo proprietário não possui opção, ele entrou num negócio e se está sobrevivendo, muito bem. No entanto, empresas que possuem opções, por exemplo, multinacionais podem facilmente tomar decisões que a primeira vista parecem contraditórias. Um exemplo, dois segmentos de mercado conseguiram crescer em 2020 (ano da pandemia), um deles foi o das cimenteiras que cresceu 8%.  A 3ª maior empresa de cimentos no Brasil a LafargeHolcim, acompanhando outras quatro empresas anunciou em abril de 2021 que deixaria o país. Trata-se da maior fabricante de cimentos “do mundo”. O plano é vender os ativos e ir embora. Contraditório? Depois do mercado ter crescido 8% em 2020? Não estamos nos referindo a uma empresa qualquer, são nove estados com operações consolidadas, dez plantas industriais e 1.400 funcionários.

Até abril de 2021 já havíamos visto movimentos semelhantes, a Sony, a Ford, a LG e a Mercedes-Benz. Ou seja, eles não apostam no crescimento do Brasil no longo prazo e preferem aportar recursos em países que demonstram ou indicam resultados mais consistentes.

Normalmente, os dirigentes para escolher um determinado projeto calculam a TIR – Taxa Interna de Retorno, ou IRR – Internal Rate of Return, ou a TMA – Taxa Mínima de Atratividade.  Vale dizer que TIR = IRR = TMA, são nomenclaturas diferentes para o mesmo cálculo com o mesmo significado. Continua na próxima semana.

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Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

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