É comum um filósofo ao perguntado sobre o que ele faz, responder:- Sou filósofo. E, aí a pessoa retruca:- E, o senhor trabalha? O ponto é: os filósofos criam modelos, muitos não funcionam, espalham esses modelos entre os humanos e esses padrões geram comportamentos sociais, muitas vezes abandonados após períodos de insucesso.
Eles, os filósofos, influenciam fortemente os modus vivendi, embora, muitos de nós passamos por essa vida e nem mesmo percebamos.
O empirismo é uma dessas correntes com origem em Aristóteles. O sujeito diz ter experiência num determinado tema, ou seja, ele colocou a mão na massa e concluímos que ele detém o conhecimento, é uma autoridade. Sim, a concorrência também permeia o campo da filosofia, e temos os filósofos que se opuseram a essa tese e foram denominados racionalistas, defendendo que devemos julgar através da razão não importando a experiência do fulano.
Nessa época não existiam os seminários para engordar os bolsos desses pensadores e muito menos discípulos para pagar esses encontros, mas os filósofos entraram para a história, estão aí.
Hoje, 2023, seria ingênuo desprezar a experiência prática de certas pessoas. É, verdade, a experiencia prática traz consigo um forte aprendizado, mas pensar que aprendemos somente com ela também é ingênuo.
Vamos lembrar que Platão acreditava no conhecimento inato, enquanto Aristóteles acreditava no conhecimento empírico. Hoje, 3.000 pessoas invadem órgãos públicos em Brasília e qual a experiência com o tema advinda daqueles que atualmente comandam o governo?
O filósofo Kant responde a essa seleuma de séculos, por tal, muitos filósofos em nossos programas atuais de rádio e TV defendem o iluminista Kant, já que Kant juntou as duas correntes, elas são complementares. Como diria Bill Gates, é um Windows, você pode entrar por qualquer janela. Então, vejamos o mundo turvo que se deparam os atuais gestores, não basta ter experiência é preciso ser racional, dessa sopa bem dosada advém o conhecimento.
E, o que fazem os gestores de sucesso nos dias atuais? Lembrando que ter sucesso hoje, não lhes garante o sucesso amanhã. Não será dificil ler nos periódicos, o homem mais rico do Brasil perdeu um zilhão de reais num único dia. Esse homens de sucesso sentem o cheiro do cliente, eles desenvolvem rapidamente um elo entre as necessidades dos seus clientes e os seus serviços prestados. Observe que o mundo real sempre foi assim, o que mudou foi a velocidade com que os fatos acontecem.
Portanto, seja lá qual for o filósofo da moda, os clientes exigem que os gestores tenham uma visão holística e sistêmica seja do mercado, seja da sua empresa. E, o ponto fundamental:- A sua empresa ou organização deve estar preparada para afirmar:- Nisso “!?!?!” que você (cliente) precisa e valoriza, nós somos bons.