Ícone do site Dr Zero Cost

A Dependência da Independência em Novo Mundo – 07 de setembro

Em 1822 D. Pedro II declarou a independência do Brasil, e segundo o historiador Boris Fausto, inaugurou a dívida externa brasileira. Por que? Portugal não veio buscar seu filho rebelde, nem tão pouco optou pelas armas, somente exigiu uma indenização. Como não tínhamos, a Inglaterra pagou Portugal e nós ficamos devendo para os ingleses. O quadro abaixo foi pintado em 1888, ou seja, longe da realidade daquele dia.

Ilustração – Independência do Brasil – Pintor: Pedro Américo

Daquela memorável subida da Serra do Mar no lombo de uma mula para o famoso Grito do Ipiranga que não há testemunhos de o terem ouvido, até porque nosso Rei se arrastava por um problema de diarreia, nossa dependência do exterior e gente que faz só aumentou.

Passamos muitos perrengues, dois dos mais importantes, um em 1973 com a 1ª crise do petróleo, e como não nos planejamos, passamos outro sufoco com a 2ª crise em 1979, e viemos a nos recuperar em 1994 graças a dependência do plano Brady.

Aqueles que executam, erram, executam novamente, e vendem para aqueles que aguardam: os Hardys:  OH! céus, OH! vida, OH! Azar – assim, fomos nos assentando no terceiro mundo e cá estamos em 2017, com algumas ilhotas de excelência. Quais? Os Gugas, que despontam por esforço próprio numa missão hercúlea e conseguem mudar  algumas pecinhas e sobressaem, Ozires Silva, Anália Franco, Chiquinha Gonzaga, Barão de Mauá, Antonio Ermírio, …. essa lista não vai longe!

Aqui no mundo dos Hardys,

OH vida!


Veja outros Pensamentos no nosso blog.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas