Existe uma infinidade de escritórios disponíveis para compra e/ou aluguel desde 2016 e esse início de 2017quando o mercado imobiliário está em baixa, então, como escolher sua melhor opção?
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Objeto Social, o objeto social da sua empresa é a primeira variável importante para escolher o escritório. Exemplo, suponha que você irá abrir um “call center”, neste caso os funcionários normalmente fazem jus a um salário baixo, já que os clientes também alocam pouco recursos nessas operações. Exemplo, “call center” para cobranças atrasadas. Outro ponto importante desse mercado “call center” é que o cliente contratado raramente irá até suas instalações, assim ele não precisa ser bem impressionado com as suas facilidades, portanto, você deve buscar locais com mão de obra na redondeza, com condução pública fácil, e locais distantes dos alugueis altos. Deverá também ficar atento a evolução das tecnologias que a cada dia substitui esse tipo de mão de obra por máquinas inteligentes, ou seja, esse mercado tende a diminuir.
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Caso você queira um escritório para prestar serviços de advocacia, o cliente estará contratando o intangível, a credibilidade, a segurança, a competência, portanto, suas instalações devem mostrar força, segurança, e estabilidade. Aqui a localização é importante, suas instalações, salas para reuniões etc…etc… os clientes registram em seu subconsciente esses fatores intangíveis. Esse conceito pode ser extrapolado para médicos, dentistas, psiquiatras, e profissionais liberais em geral.
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Há uma tendência nos grandes centros para que os profissionais de mesma plumagem se agrupem em edifícios corporativos, assim, se for esse o seu caso essa possibilidade deve ser fortemente considerada. Motivos: A. segurança em comparação a um escritório, clinica, etc… localizado na rua. Hoje, esses consultórios, instalalções etc… causam transtornos enormes para os usuários, ex: alarmes que disparam nas horas mais inapropriadas, manutenções externas que aparecem a todo momento, supresas com alagamento, preocupação com férias e o local permanecer fechado, estacionamento para poucos ou nenhum cliente etc… etc… B. Profissionais com funções complementares podem resolver diversas dores do mesmo cliente. Exemplo, você vai a um endocrinologista, e ali consegue marcar consulta com um dermatologista, cardiologista, nutricionista, executar exames de sangue etc… em cidades de grande porte esse procedimento irá facilitar a vida do cliente, resolvendo num único local uma série de problemas e diminuindo seu deslocamento, ou seja, oferece maior conforto ao cliente
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Renda per capita, a renda dos cidadãos que circulam num raio aceitável de seu local de trabalho, se for importante deverá ser considerada. Aqui nosso radar deve considerar diversas possibilidades de escolha de municípios e não devemos nos fixar naquele que estamos acostumados, números são importantes. O site do IBGE é um bom canal para analisar renda per capita, entre outros.
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PIB regional, o PIB regional é de fundamental importância, pois, embora a renda per capita seja importante, ela pode não representar o real potencial do local. Assim, o PIB regional ganha importância, pois traz a massa produzida na região e abre novas possibilidades de mercado. Num exemplo, O PIB do Rio de Janeiro é 1/3 do PIB da região da Grande São Paulo, e o PIB da região de Campinas é 1/3 do Rio de Janeiro, acontece que a RMC – Região Metropolitana de Campinas está a 100 km da capital, ou seja, os PIBs (campinas+são paulo) praticamente se somam, assim, temos quase 1 trilhão de reais separados por 100 km versus 320 bilhões da região do Rio de Janeiro. Portanto, dependendo do objetivo do escritório pode-se selecionar um PIB regional importante, e escolher um local nas imediações do polo centralizador, entendendo São Paulo, Campinas, Curitiba, por exemplo, como polos centralizadores. A proximidade com essas centralidades, se for conveniente para a atividade irá proporcionar uma diminuição dos custos operacionais com o escritório escolhido.
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Estacionamento, os locais devem oferecer estacionamento para clientes e funcionários, no Brasil, um país que deu prioridade a esse tipo de transporte e deverá mudar… mas muito lentamente, deve-se considerar a disponibilidade desses espaços.
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Coworking, são espaços compartilhados, cujo objetivo é diminuir despesas para aquele que se predispõe a usar o espaço compartilhando com outros profissionais ou empresas. Se for esse o caso, há empresas especializadas no tema.
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Café, almoço, academia, “happy hour”, “open bar” e outros serviços. Essas facilidades são importantes para que o ambiente de trabalho seja agradável, ou seja, nas imediações ter essas mordomias é um diferencial. Hoje, aqueles que trabalham em “Startups” dizem que as grandes ideias não mais surgem em laboratórios, mas sim em ambientes de convivência.
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Tenho visto o aluguel do m2 em São Paulo caindo, assim como em Campinas, todavia se não agredir suas exigências e condições de contorno considere cidade satélites, a surpresa será muito boa, você poderá conseguir tanto para o aluguel como para eventual compra um preço de m2 competitivo, e esteja preparado para mudanças, afinal a unica coisa constante na vida são as mudanças.
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Universidades e cursos técnicos por perto podem ser um diferencial, pois tendem a disponibilizar mão de obra qualificada e na maioria das vezes a um valor inferior a dos grandes centros.
Eu, depois de cinquenta anos em São Paulo, fiz essa avaliação e mudei para um edifício comercial na cidade de Sumaré!
Gostaria de outras análises assim? Preencha nossa pesquisa e faremos um post sobre a cidade de sua escolha.
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