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A Escola de Samba e a PME – Jornal Tribuna Liberal – 26/02/2017

Suponha a seguinte situação empresarial:

Que tal liderar essa empresa? Será fácil reunir esse time sob a sua batuta?

Pois é, as Escolas de Samba funcionam assim, e muito bem. Se ganham ou perdem, iniciam um trabalho no dia seguinte após a apuração dos votos com maior esforço para se superarem no próximo ano.

O que será que as move? PROPÓSITO.

Henry Ford, dizia que se fosse considerar pesquisas de mercado ele deveria criar cavalos mais fortes e mais velozes. Ele entendeu que o PROPÓSITO da Ford seria conduzir uma pessoa de um ponto A para um B de maneira rápida e segura, portanto, o negócio dele denominava-se: “mobilidade”. Assim, ele substituiu o cavalo pelo automóvel com uma série de vantagens. Hoje, na era do conhecimento, alguém poderá pensar em “teletransporte”, ou “drones” com passageiros, já que a premissa continua imutável, sair de um ponto A e chagar a um ponto B.

E a sua empresa real, digamos, com 20 funcionários, você paga salários, paga horas extras, fornece vale transporte, fornece vale refeição, e o uniforme é por sua conta. E o desempenho desse time? Dá para ganhar o carnaval?

O velho Kotler com seus longos anos de estrada pelos mais diversos campos do marketing nos ensina atualmente que as empresas devem ver o mercado como um “ser humano pleno, com coração, mente e espírito”.

O pulo do gato é o PROPÓSITO, é um time remando no entorno dele que irá curar uma dor desse ser humano pleno mencionado por Kotler. Assim como a Escola de Samba possui um PROPÓSITO, uma causa, aquilo que nos remete ao: Uaaaauuuuu, sua empresa deve ter um PROPÓSITO maior, algo que irá beneficiar a sociedade, algo grande, imutável como PROPÓSITO.

Então, a mais importante e primeira questão que se coloca é: “Por que minha empresa existe?” Se você responder: É para ganhar dinheiro, é ter lucro. Definitivamente você não entendeu que o mundo mudou.

O objetivo da PME deve ser cooperar e fazer desse mundo um local melhor para se viver, e por tal se o seu cliente tiver a mesma percepção sobre o seu PROPÓSITO, você irá receber um ganho financeiro por isso, e o lucro será consequência e não causa primeira. A percepção deve ser valorizada pelo cliente, assim ele estará disposto a pagar para tê-la, usá-la ou experimentá-la.

Portanto, a ordem das perguntas a serem respondidas pela PME deve ser a seguinte:

    1. 1. Por que fazer? Definir o

PROPÓSITO

    .
    2. Como fazer?
    3. O que fazer?

Então, “Aja como se o que você faz fizesse diferença, porque faz”. William James (1842 – 1910).

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