Ícone do site Dr Zero Cost

Classificação e Caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) desenvolveu um novo estudo para classificar áreas urbanas e rurais no Brasil, lançando ao mercado no final de julho de 2017.

Abaixo, a apresentação do estudo nas palavras de Wadih João Scandar Neto, Diretor de Geociências:

“Com a publicação Classificação e caracterização dos espaços rurais e urbanos do Brasil: uma primeira aproximação, o Instituto Brasileiro de Geografia – IBGE, coloca em debate um dos temas mais caros à identidade geográfica dessa Instituição.

A presente publicação reúne não só a discussão contemporânea sobre esse tema, como apresenta a trajetória conceitual construída pela Geografia do IBGE desde os anos 1930 em torno da delimitação das dimensões – rural e urbana – que carregam traços ambientais, culturais, sociais e econômicos, determinantes até hoje para a caracterização da sociedade e do território brasileiro.

Além disso, este estudo fornece uma retrospectiva dos critérios utilizados em outros países, revelando, assim, as diferentes abordagens e dados estatísticos utilizados para enfrentar a temática rural-urbana entre diversas nações. O debate aqui apresentado faz parte de um esforço com vistas a elaborar uma nova classificação para a divulgação do Censo Demográfico 2020.

Finalmente, constituindo uma informação geográfica central ao conhecimento e à ação pública e privada sobre o Território Nacional, a delimitação entre os espaços rurais e urbanos conta na atualidade com um rico instrumental cartográfico e estatístico capaz de abordar, em múltiplas escalas, o desafio que é o de classificar o Brasil a partir do movimento de continuidade/descontinuidade construído entre os espaços rurais e urbanos.”

O estudo completo pode ser baixado clicando aqui.


Veja outras Notícias no nosso blog.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas