Os conflitos não brotam na empresa, ou seja, um belo dia você acorda e ele está lá! Não, há um processo de maturação até se chegar ao conflito, ele se inicia com a falta de entendimento sobre um determinado tema, situação, ou problema, essas opiniões divergentes geram confusão. Nota-se que aqueles que possuem menor recurso de oratória na maioria das vezes tendem a perder a batalha e sabendo de sua fraqueza inserem outras variáveis no “diálogo” gerando mais confusão. Instalada a confusão, as partes se colocam em posição defensiva e não arredam um centímetro de suas posições, o fato de ambos entenderem que estão certos, desencadeia a falta de confiança mútua, e aí sim, nasce o conflito.
Sabemos que o conflito é algo positivo, fomenta novas ideias, e através do diálogo pode-se chegar a uma terceira visão mais apurada do que aquelas que geraram o conflito inicial.
O segredo para solucionar um conflito é agir rápido, não deixá-lo gerar efeitos colaterais. Assim, se o conflito tiver sido gerado entre pares, o caminho mais curto para resolvê-lo é ir até o seu par e colocar as cartas na mesa. Se nenhum dos dois tomar a inciativa caberá ao líder acalmar os ânimos e colocar um único denominador comum no evento, e de forma imparcial. Se o conflito for entre o gerente e o subordinado, o gerente deve tomar a iniciativa para abrir o diálogo.
Observe que o menor caminho entre dois pontos é uma reta, assim, conflitos empresariais devem usar essa máxima, pois o envolvimento de uma terceira parte, será mais uma variável que poderá gerar novos efeitos paralelos.
Por mais que se possa definir e blindar as funções dos cargos numa empresa, sempre haverá a interface entre eles, e se ali houver uma barreira causada por um ou vários conflitos a empresa sofrerá danos financeiros e/ou mesmo de imagem. O tema conflito empresarial se destaca nas discussões porque geram custos desnecessários para as empresas, são muito comuns, além de diminuírem a interface entre as funções.
Os conflitos nos permitem o encontro com a solidão e as ausências a felicidade, suponha que você consiga gerar conflito com toda e qualquer pessoa de seus relacionamentos, esse comportamento o conduzirá ao isolamento, ou solidão. Se ao contrário seus relacionamentos forem saudáveis, e verdadeiros, sem dúvida você será uma pessoa mais feliz.
Embora, seja profícuo que se aja rapidamente para solucionar um conflito, vale lembrar que o verdadeiro líder não reage, ou seja, inserido no conflito ele não parte para a solução, esse comportamento não cabe aos verdadeiros líderes. Líderes, se utilizam de técnica para solucionar problemas, observam os cenários, analisam as possibilidades e só, então, agem.