SWOT ou FOFA; o nome pode parecer estranho para alguns, mas é antigo. Ferramenta inventada na década de 1960 pela Universidade de Stanford, todavia, é utilizada até hoje por um número enorme de empresas. Se houver interesse nada impede que a planilha seja preenchida para o perfil pessoal de fórum íntimo.
No rodapé vamos colocar o significado de cada letra, mas agora, vamos a pratica.
Munidos de uma folha em branco, divida-a em 4 partes, ou em 4 quadrantes. Nomeie cada quadrante conforme instrução de Stanford e preencha-os com dados de sua empresa e do segmento de mercado que sua PME – Pequena ou Média Empresa está inserido.
Feito este trabalho, carregue esta folhinha para toda e qualquer reunião que participar, mantenha-se firme na sua estratégia, corrigindo desvios. Desvios acontecem, mas o Norte deve ser mantido para que os objetivos não fiquem difusos.
Esta ferramenta é muito conhecida, é possível encontrar a matriz que ela representa na Internet com facilidade, no entanto, fazendo um paralelo é como exercício físico, todos sabem que é preciso praticar para o bem da saúde, no entanto, paramos por aqui, poucos levantam cedo e saem para fazê-lo.
O objetivo da matriz SWOT é definir seus pontos fortes, pontos fracos, as oportunidades de mercado e ameaças que também estão aí e muitas vezes não enxergamos. A partir deste ponto o empreendedor deve partir para as ações que irá implementar na sua empresa.
É muito simples, o mais complexo é a disciplina. Vamos a um exemplo?
Aqui sua empresa poderá se tornar + forte | Aqui sua empresa poderá se tornar + fraca | |
Variáveis Internas | Pontos Fortes do Negócio
1. 2. 3. …. |
Pontos Fracos do Negócio
1. 2. 3. 4. … |
Variáveis Externas | Oportunidades para seu Negócio
1. 2. 3. … |
Ameaças para seu Negócio
1. 2. 3. 4. 5. … |
Abaixo, o mesmo quadro, mais simpático, pode ser facilmente encontrado na Internet, trata-se de 2 exemplos da mesma Matriz SWOT, alguns autores substituem as siglas SWOT por FOFA (motivo: é uma tradução para o idioma português, ou seja, Força, Oportunidade, Fraqueza, e Ameaças):
Os empreendedores devem ser honestos no preenchimento desses dados, não devem exagerar, ou confundir seu perfil com aquilo que é a verdadeira situação da empresa.
O empreendedor pode realizar, ou preencher esta planilha sozinho, o ideal é que ela seja preenchida juntamente com outras pessoas que conheçam o negócio, que conheçam o mercado, que os pontos ali colocados sejam amadurecidos, não seja algo feito às pressas, sem validação.
Listar os pontos francos é muito importante, muitas vezes seus pontos fracos não são percebidos pelo cliente, então, devem ser realmente avaliados se devem ser melhorados. O que o cliente percebe e o que o cliente não percebe é um “sentimento” muito importante, esses pontos fará com que o empreendedor invista ou não em melhorias. Obviamente que definindo os pontos fracos, ou próximo passo será o que será feito para melhorá-los.
Pontos Fracos, podem ser: atendimento, não está entendendo as dores dos clientes, seu produto está mal posicionado em termos de preço, o cliente não o enxerga, seus custos são mais altos que a maioria de seus concorrentes, suas perdas são maiores que a de seus concorrentes, suas despesas são maiores que a de seus concorrentes, etc…etc….
Oportunidades, nem tudo é oportunidade, para não citar autores recentes vamos buscar Sun Tzu em Arte da Guerra, século IV a.C., “Em realidade, o que Sun Tzu nos ensina é que quase todas as batalhas já estão ganhas ou perdidas antes mesmo de haverem se iniciado. É precisamente o conhecimento das inúmeras variáveis envolvidas na guerra que faz os vencedores e os perdedores”. Os erros cometidos por nossos dirigentes é mergulhar de cabeça nas batalhas das oportunidades, sem antes dar um passo atrás para avaliar suas chances de sucesso, e muitos executam planos de acordo com o que pensam, sem consultar e analisar o ambiente e tendências a sua volta. Muitos, historicamente, são violentos, seja comandando países democratas ou comunistas, seja, pilotando empresas. O sr. Sun Tzu era defensor do Taoísmo, ele escreveu: “Quando os homens recorrem à força excessiva, quando são violentos, eles logo envelhecem. Pois a violência se opõe ao Tao, e tudo o que se opõe ao Tao morre prematuramente”. Inclua aqui pessoas e empresas.
Para cada variável é preciso ter pelo menos uma Meta, e como medi-la, para saber se o empreendedor está evoluindo ou involuindo.
Ameaças, muitas vezes não enxergamos as ameaças o que pode nos levar à falência. Muitas vezes as ameaças não estão no nosso segmento, exemplo, a vídeo conferência normalmente concorre com empresas de transportes, ou seja, o fulano faz uma vídeo conferência e deixa de viajar.
É possível que encontremos dificuldades para identificar as Oportunidades e Ameaças, então, algumas empresas destacam esses 2 quadrantes e lançam mão de uma outra ferramenta, a: P.E.S.T – Political, Economic, Socio-Cultural, Technological. Vamos abordar essa ferramenta separadamente na aba Ferramentas. A PEST é muito usada quando a empresa já possui alguma musculatura, ou por exemplo, deseja atacar um mercado externo.
Observações:
1.SWOT sigla em inglês dos termos: Strengths (pontos fortes),// Weaknesses (pontos fracos),//Opportunities (oportunidades para o seu negócio) e, //Threats (ameaças para o seu negócio).
2.Si vis pacem, para bellum é um provérbio latino. Pode ser traduzido como: “se quer paz, prepare-se para a guerra” (geralmente interpretado como querendo dizer paz através da força, ou como diria o presidente Bush filho: Guerras Preventivas— uma sociedade é forte sendo menos apta a ser atacada por inimigo>> do autor Latino do quarto ou quinto século Publius Flavius Vegetius Renatus.
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