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Matriz SWOT: Primeiro passo na construção de um Plano de Ação

SWOT ou FOFA; o nome pode parecer estranho para alguns, mas é antigo. Ferramenta inventada na década de 1960 pela Universidade de Stanford, todavia, é utilizada até hoje por um número enorme de empresas. Se houver interesse nada impede que a planilha seja preenchida para o perfil pessoal de fórum íntimo.

No rodapé vamos colocar o significado de cada letra, mas agora, vamos a pratica.

Munidos de uma folha em branco, divida-a em 4 partes, ou em 4 quadrantes. Nomeie cada quadrante conforme instrução de Stanford e preencha-os com dados de sua empresa e do segmento de mercado que sua PME – Pequena ou Média Empresa está inserido.

Feito este trabalho, carregue esta folhinha para toda e qualquer reunião que participar, mantenha-se firme na sua estratégia, corrigindo desvios. Desvios acontecem, mas o Norte deve ser mantido para que os objetivos não fiquem difusos.

Esta ferramenta é muito conhecida, é possível encontrar a matriz que ela representa na Internet com facilidade, no entanto, fazendo um paralelo é como exercício físico, todos sabem que é preciso praticar para o bem da saúde, no entanto, paramos por aqui, poucos levantam cedo e saem para fazê-lo.

O objetivo da matriz SWOT é definir seus pontos fortes, pontos fracos, as oportunidades de mercado e ameaças que também estão aí e muitas vezes não enxergamos. A partir deste ponto o empreendedor deve partir para as ações que irá implementar na sua empresa.

É muito simples, o mais complexo é a disciplina. Vamos a um exemplo?

Aqui sua empresa poderá se tornar + forte Aqui sua empresa poderá se tornar + fraca
Variáveis Internas Pontos Fortes do Negócio

1.

2.

3.

….

Pontos Fracos do Negócio

1.

2.

3.

4.

Variáveis Externas Oportunidades para seu Negócio

1.

2.

3.

Ameaças para seu Negócio

1.

2.

3.

4.

5.

Abaixo, o mesmo quadro, mais simpático, pode ser facilmente encontrado na Internet, trata-se de 2 exemplos da mesma Matriz SWOT, alguns autores substituem as siglas SWOT por FOFA (motivo: é uma tradução para o idioma português, ou seja, Força, Oportunidade, Fraqueza, e Ameaças):

Os empreendedores devem ser honestos no preenchimento desses dados, não devem exagerar, ou confundir seu perfil com aquilo que é a verdadeira situação da empresa.

O empreendedor pode realizar, ou preencher esta planilha sozinho, o ideal é que ela seja preenchida juntamente com outras pessoas que conheçam o negócio, que conheçam o mercado, que os pontos ali colocados sejam amadurecidos, não seja algo feito às pressas, sem validação.

Listar os pontos francos é muito importante, muitas vezes seus pontos fracos não são percebidos pelo cliente, então, devem ser realmente avaliados se devem ser melhorados. O que o cliente percebe e o que o cliente não percebe é um “sentimento” muito importante, esses pontos fará com que o empreendedor invista ou não em melhorias. Obviamente que definindo os pontos fracos, ou próximo passo será o que será feito para melhorá-los.

Pontos Fracos, podem ser: atendimento, não está entendendo as dores dos clientes, seu produto está mal posicionado em termos de preço, o cliente não o enxerga, seus custos são mais altos que a maioria de seus concorrentes, suas perdas são maiores que a de seus concorrentes, suas despesas são maiores que a de seus concorrentes, etc…etc….

Oportunidades, nem tudo é oportunidade, para não citar autores recentes vamos buscar Sun Tzu em Arte da Guerra, século IV a.C., “Em realidade, o que Sun Tzu nos ensina é que quase todas as batalhas já estão ganhas ou perdidas antes mesmo de haverem se iniciado. É precisamente o conhecimento das inúmeras variáveis envolvidas na guerra que faz os vencedores e os perdedores”.  Os erros cometidos por nossos dirigentes é mergulhar de cabeça nas batalhas das oportunidades, sem antes dar um passo atrás para avaliar suas chances de sucesso, e muitos executam planos de acordo com o que pensam, sem consultar e analisar o ambiente e tendências a sua volta. Muitos, historicamente, são violentos, seja comandando países democratas ou comunistas, seja, pilotando empresas. O sr. Sun Tzu era defensor do Taoísmo, ele escreveu: “Quando os homens recorrem à força excessiva, quando são violentos, eles logo envelhecem. Pois a violência se opõe ao Tao, e tudo o que se opõe ao Tao morre prematuramente”. Inclua aqui pessoas e empresas.

Para cada variável é preciso ter pelo menos uma Meta, e como medi-la, para saber se o empreendedor está evoluindo ou involuindo.

Ameaças, muitas vezes não enxergamos as ameaças o que pode nos levar à falência. Muitas vezes as ameaças não estão no nosso segmento, exemplo, a vídeo conferência normalmente concorre com empresas de transportes, ou seja, o fulano faz uma vídeo conferência e deixa de viajar.

É possível que encontremos dificuldades para identificar as Oportunidades e Ameaças, então, algumas empresas destacam esses 2 quadrantes e lançam mão de uma outra ferramenta, a: P.E.S.T – Political, Economic, Socio-Cultural, Technological. Vamos abordar essa ferramenta separadamente na aba Ferramentas. A PEST é muito usada quando a empresa já possui alguma musculatura, ou por exemplo, deseja atacar um mercado externo.

Observações:

1.SWOT sigla em inglês dos termos: Strengths (pontos fortes),// Weaknesses (pontos fracos),//Opportunities (oportunidades para o seu negócio) e, //Threats (ameaças para o seu negócio).

2.Si vis pacem, para bellum é um provérbio latino. Pode ser traduzido como: “se quer paz, prepare-se para a guerra” (geralmente interpretado como querendo dizer paz através da força, ou como diria o presidente Bush filho: Guerras Preventivas— uma sociedade é forte sendo menos apta a ser atacada por inimigo>> do autor Latino do quarto ou quinto século Publius Flavius Vegetius Renatus.

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