Ícone do site Dr Zero Cost

O doutor que atende empresários – Jornal Todo Dia – 15/07/2017

Criado por consultor, Dr Zero Cost dá dicas de gestão, formas de economizar e como aprimorar rendimentos

Em tempos de crise, o Dr Zero Cost não carrega o nome à toa. Até o cartão dele é em tamanho reduzido, econômico, apenas o necessário. No início de 2015, trabalhando em empresa em Sumaré e vendo as indústrias da região sofrerem, o engenheiro Ailton Vendramini, especialista em consultoria para pequenas e médias empresas, resolveu criar o personagem Dr Zero Cost.

“Como ainda trabalho em uma empresa de loteamentos resolvi criar um personagem para separar as coisas”, explica. A ideia era uma ajuda sem custos aos pequenos e médios empresários. “Descobri que tinham grandes problemas e que podia orientá-los”, revela.

Com experiência e vivência tanto na Europa quanto na América do Sul, Vendramini investiu no personagem. Fez páginas no Facebook, Linkedin, YouTube, Blog e já tem há três meses espaço em rádio e jornal. “Não é consultoria, é deixar informação em um canal”, explica o Dr Zero Cost.

A intenção do especialista não é acompanhar e resolver problemas específicos e sim dar dicas de gestão que possam servir para que pequenos e médios empresários melhorem a situação de suas empresas.

A procura tem aumentado e agora Vendramini cogita até a criação de módulo EAD (Ensino à Distância) para deixar um conteúdo com dicas disponível na Internet. “É mais um meio, estamos buscando nosso público alvo”, explica.

Falta de informação e conhecimento prejudica, diz consultor

O Dr Zero Cost listou para a reportagem algumas dicas e apontou os erros mais comuns cometidos pelos pequenos e médios empresários na região. “Quem está fora percebe rápido as coisas que estão sendo feitas de forma equivocada”. Para o especialista, os principais equívocos são a falta de conhecimento, de orientação e o pouco profissionalismo.

“O pequeno empresário é muitas vezes pouco profissionalizado. Ele se mistura muito com a sua empresa. Por exemplo, é muito comum que ele pegue o fluxo de caixa da empresa e use para pagar a conta de luz da casa dele. Isto está errado”.

Vendramini relata que falta informação e conhecimento. “Você nota que precisam de informação, de conhecimento, mas com a crise, só dispensam mais gente e ficam cada vez com mais coisa, não tem tempo de conhecer, de aprender”.

Sem conhecimento e orientação, os empresário costumam errar, aponta o especialista. “Normalmente se eles não têm orientação eles improvisam. Vai nas coxas. Aí não vai conseguir economizar”.

O Dr Zero Cost cita ainda a utilização de espaços menores e o fim de hierarquias dentro da empresa. “Acabar com esse negócio de chefe para cá chefe para lá, deixar os funcionários com liberdade, fazer mais flats, espaços menores e grupos de conversas estratégicas”.

Vendramini também fala sobre a otimização das mídias sociais e dicas para diminuir gastos de energia, usando LED ou energia solar. “Buscar soluções mais baratas para melhores rendimentos”.

O especialista aponta fórmula que cita em suas dicas. “Sempre me falam se vai baixar o custo. O que é custo para você pode não ser para mim. Costumo dizer que gasto é igual a custo mais despesa e mais perda. Então você pode cortar a perda ou a despesa do que o custo. Em um jornal, papel é custo, em um consultório dentista é despesa, funciona sem”.

Dr Zero Cost aponta que falta aproximação das empresas com as universidades. “Na Europa as partes são próximas. Aqui não, as faculdades estão longe da indústria e dos empresários. Temos que aproveitar esta massa encefálica dos estudantes e criar esta conexão. Um mecanismo que aproveite esta inteligência. Seria útil para os dois lados”.


Você também pode ler essa matéria diretamente no Jornal TodoDia, clicando aqui.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas