Criado por consultor, Dr Zero Cost dá dicas de gestão, formas de economizar e como aprimorar rendimentos
Em tempos de crise, o Dr Zero Cost não carrega o nome à toa. Até o cartão dele é em tamanho reduzido, econômico, apenas o necessário. No início de 2015, trabalhando em empresa em Sumaré e vendo as indústrias da região sofrerem, o engenheiro Ailton Vendramini, especialista em consultoria para pequenas e médias empresas, resolveu criar o personagem Dr Zero Cost.
“Como ainda trabalho em uma empresa de loteamentos resolvi criar um personagem para separar as coisas”, explica. A ideia era uma ajuda sem custos aos pequenos e médios empresários. “Descobri que tinham grandes problemas e que podia orientá-los”, revela.
Com experiência e vivência tanto na Europa quanto na América do Sul, Vendramini investiu no personagem. Fez páginas no Facebook, Linkedin, YouTube, Blog e já tem há três meses espaço em rádio e jornal. “Não é consultoria, é deixar informação em um canal”, explica o Dr Zero Cost.
A intenção do especialista não é acompanhar e resolver problemas específicos e sim dar dicas de gestão que possam servir para que pequenos e médios empresários melhorem a situação de suas empresas.
A procura tem aumentado e agora Vendramini cogita até a criação de módulo EAD (Ensino à Distância) para deixar um conteúdo com dicas disponível na Internet. “É mais um meio, estamos buscando nosso público alvo”, explica.
Falta de informação e conhecimento prejudica, diz consultor
O Dr Zero Cost listou para a reportagem algumas dicas e apontou os erros mais comuns cometidos pelos pequenos e médios empresários na região. “Quem está fora percebe rápido as coisas que estão sendo feitas de forma equivocada”. Para o especialista, os principais equívocos são a falta de conhecimento, de orientação e o pouco profissionalismo.
“O pequeno empresário é muitas vezes pouco profissionalizado. Ele se mistura muito com a sua empresa. Por exemplo, é muito comum que ele pegue o fluxo de caixa da empresa e use para pagar a conta de luz da casa dele. Isto está errado”.
Vendramini relata que falta informação e conhecimento. “Você nota que precisam de informação, de conhecimento, mas com a crise, só dispensam mais gente e ficam cada vez com mais coisa, não tem tempo de conhecer, de aprender”.
Sem conhecimento e orientação, os empresário costumam errar, aponta o especialista. “Normalmente se eles não têm orientação eles improvisam. Vai nas coxas. Aí não vai conseguir economizar”.
O Dr Zero Cost cita ainda a utilização de espaços menores e o fim de hierarquias dentro da empresa. “Acabar com esse negócio de chefe para cá chefe para lá, deixar os funcionários com liberdade, fazer mais flats, espaços menores e grupos de conversas estratégicas”.
Vendramini também fala sobre a otimização das mídias sociais e dicas para diminuir gastos de energia, usando LED ou energia solar. “Buscar soluções mais baratas para melhores rendimentos”.
O especialista aponta fórmula que cita em suas dicas. “Sempre me falam se vai baixar o custo. O que é custo para você pode não ser para mim. Costumo dizer que gasto é igual a custo mais despesa e mais perda. Então você pode cortar a perda ou a despesa do que o custo. Em um jornal, papel é custo, em um consultório dentista é despesa, funciona sem”.
Dr Zero Cost aponta que falta aproximação das empresas com as universidades. “Na Europa as partes são próximas. Aqui não, as faculdades estão longe da indústria e dos empresários. Temos que aproveitar esta massa encefálica dos estudantes e criar esta conexão. Um mecanismo que aproveite esta inteligência. Seria útil para os dois lados”.
Você também pode ler essa matéria diretamente no Jornal TodoDia, clicando aqui.