Ícone do site Dr Zero Cost

Para onde deve ir a PME em 2017? (artigo 01/02)

As PME´s perguntam para o Dr.ZeroCost, e são basicamente 2 perguntas recebidas com frequência:

1ª pergunta: Devo mudar minha instalação fabril de município em 2017?  

E a resposta é: Depende.

Mas, depende de que? Depende de algumas variáveis para se tomar essa decisão. Executando essa ginástica de planilhar essas variáveis comparar as pontuações de cada município e fazer a opção mais racional.

Além das variáveis outras ações devem ser implementadas para que a PME em 2017 tenha chances de sucesso.

As PME´s devem buscar a sobrevivência em 2017 e o crescimento?

Sugestão: diminuir custos e ampliar a base de clientes é a indicação do Dr.ZeroCost.

Excetuando-se as  variáveis acima  que em outro artigo abordaremos, existem ações importantes a serem consideradas:

Retornando à questão, mudar ou não mudar de município? As variáveis que se apresentam à PME possuem diferentes pesos para cada uma das PME´s, ou seja, dependem do foco da PME. Num exemplo, se a PME for uma prestadora de serviço, um município com 2% de alíquota de ISSqn pode fazer muita diferença em relação a outro município com 5% de alíquota. Portanto, a PME deverá atribuir um peso maior para o município que oferecer menores impostos. Num outro exemplo, se a PME for sensível a salários, pois é intensiva em empregabilidade de mão de obra, um município onde os salários são mais baixos deve ser mais atrativo. Outra variável pode ser o deslocamento, cidades como São Paulo impõe custos enormes quando deslocamentos frequentes são necessários, etc…etc…

O local ou município vencedor para abrigar a PME em 2017 será aquele que atingir maior pontuação.

A 2ª pergunta que fazem ao Dr Zero Cost é: Mas com os juros que pagam as LTN´s devo investir em terrenos e mudança da minha empresa?

Mudar a empresa de local não é uma decisão de curto prazo, é algo planejado, é algo estratégico e deve haver um estudo de viabilidade para se comprovar a diminuição de custos, ou seja, comprovar se a empresa estará mais saudável financeiramente com a mudança e mais competitiva, para encarar crises futuras.

A comparação dos juros pagos pelos bancos versus novos ativos como  terrenos/áreas na data atual, obviamente que os juros sempre serão melhor avaliados financeiramente, pois, o Brasil passa por uma situação atípica. Hoje, paga-se muito pelo recurso depositado no banco e quase nada para aquele que produz, mas essa realidade não pode ser mantida, não é sustentável, se assim fosse todos os empresários deveriam vender suas empresas, colocar o dinheiro no banco e ir para casa.

Por outro lado, os custos de terrenos e áreas nunca estiveram tão convidativos. O que tem ocorrido com o empresário é que ele permanece numa posição conservadora, pois não deseja arriscar. ok, trata-se de uma decisão de fórum íntimo, mas ele deve estar consciente que quando a situação se reverter, ou seja, os juros caírem, o crédito voltar, os preços dos terrenos e áreas devem aumentar, e a oportunidade poderá ter passado.

O ano de 2017 parece mostrar esse ponto de inflexão da curva, sairemos de um PIB negativo para um PIB próximo de zero, e essa mudança já terá revertido o atual quadro. Esse filme é cíclico!

Se fosse fácil decidir não seríamos empreendedores!

 

Acima se pode verificar o PIB regional das 15 maiores regiões brasileiras e PIB regional de todas as regiões brasileiras (base de dados 2012).

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas