O que sua empresa faz, executa ou entrega para o cliente final? Como ela faz, executa aquilo que entrega?
Tenho certeza que 100% dos empreendedores que me leem neste momento sabem responder a estas duas perguntas com riqueza de detalhes. Até aqui, sem novidades!
Ocorre que essas perguntas nos dias de hoje não são as mais importantes para sobreviver num mercado onde a única coisa constante são as mudanças. É preciso que o empreendedor responda à pergunta: Por que minha empresa existe neste mercado? Ou se preferir: Qual é a finalidade da minha empresa existir? Ou se preferir: Se minha empresa desaparece hoje, faria falta ao mercado? Por que meus clientes sentiriam essa falta?
Observe que se você responder: Minha empresa existe para ganhar dinheiro e sustentar minha família. Esta é uma péssima resposta, você estará condenado a extinção. Por quê? Porque qualquer empresa privada com fins lucrativos existe para ganhar dinheiro, lucro é consequência e não causa. E estamos abordando a causa!
Para fazer alguma diferença no mercado atual você deve entregar algum diferencial que agregue valor ao cliente, agregue valor à sociedade. É preciso definir um objetivo maior.
O propósito é algo palpável, algo que pode ser sentido, algo que pode ser percebido, ele é gestado dentro da organização e dali se espalha como vírus. Não importa o tamanho do seu negócio, se você idealizou porque sua empresa existe e esse propósito contribui positivamente para o ser humano, declare isso aos 4 cantos do planeta, e a partir desse propósito comece a estruturar ou reestruturar o seu negócio.
Você não implantará a cultura de sua empresa, sem antes definir o propósito! O propósito precede a cultura.