Ícone do site Dr Zero Cost

Produtividade!

Para se baixar custos na indústria de pequeno e médio porte uma das maneiras é melhorando a produtividade. Neste segundo semestre de 2016 temos visto o MDIC através do Ministro Marcos Pereira e sua equipe empenhada em colocar para rodar o programa Brasil Mais Produtivo. 

“O BRASIL MAIS PRODUTIVO AUMENTO DE 20% DE PRODUTIVIDADE EM 3 MIL INDÚSTRIAS. O Programa é uma resposta rápida para o dilema da baixa produtividade da indústria brasileira. Visa atender 3 mil empresas industriais de pequeno e médio porte em todo o Brasil, com objetivo de aumentar em pelo menos 20% a produtividade no setor da aplicação das ferramentas Lean para pequenas e médias indústrias participantes. O conceito baseia-se na redução dos sete tipos de desperdícios (superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos). A iniciativa prevê o investimento em 4 setores prioritários:

Alimentos e Bebidas;

Metalmecânico;

Moveleiro;

Vestuário e Calçados.

A iniciativa é uma realização do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).”

Esse programa foi lançado em abril de 2016 e hoje 11/11/2016 sofre um impulso em São Paulo para sua perenidade.  As empresas que quiserem se candidatar podem fazer a inscrição no próprio site do MDIC e os técnicos do governo dizem que de abril até agora os resultados da aplicação da metodologia Lean nas empresas constatou um ganho médio de 56% de produtividade. Trata-se de um treinamento de 120 horas, e o ministério entende como pequena e media empresa aquelas com 11 a 200 funcionários. Em breve será lançado uma extensão desse programa para equipamentos na área médica e odontológica com recursos de 4,5 milhões de reais.

Que sejam implantadas as boas ideias!

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas