Ícone do site Dr Zero Cost

Taxa Real versus Taxa Nominal

Recebemos a seguinte pergunta: “Nas condições atuais, juros baixos, devo investir em terrenos?”

Nossa resposta: Depende.  Essa pergunta nos provocou para esclarecer algumas variáveis que todo brasileiro deveria saber. Todos! Sem exceção, para não fazer maus negócios. Vamos lá:

A taxa nominal é a taxa com inflação embutida, ou seja, se descontarmos da taxa nominal a inflação teremos a taxa real, e se ela for positiva, teremos um ganho financeiro. Ok? Podemos ir em frente?

O mercado denomina de rentabilidade real a diferença entre a taxa nominal e a inflação. A taxa Selic, por exemplo, é cheia, ou seja, ela é oficializada sem descontar a inflação. Assim, se a taxa Selic estiver abaixo do IPCA isso significa que nosso rendimento será negativo (caso a aplicação esteja rendendo 100% da taxa Selic), observe que no gráfico elas praticamente se encontram em 2020, ou seja, rendimeto igual a zero. A curva superior é a taxa Selic.

O que é o IPCA?

O sistema nacional de índices de preços ao consumidor – SNIPC produz o IPCA, ou, índice nacional de preços ao consumidor. É o IPCA que mede a inflação no Brasil, simples assim. O foco do IPCA são famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos.

Para o cálculo da taxa real utiliza-se a “fórmula de Fischer”. O que é isso? Nunca ouvi falar! Calma.  A fórmula desconta a inflação (IPCA) e nos entrega a taxa real, só isso. Vamos fazer a ginástica;

(1+taxa de juros nominal) = (1 + inflação) x (1+taxa real)

Taxa real = [(1 + taxa de juros nominal) ÷ (1+ inflação)] – 1

Taxa Nominal = [(1 + taxa real) x (1 + taxa de inflação)] – 1 (essa é a “continha” que todos brasileiros deveriam fazer ao colocar seu dinheirinho no banco).

Exemplo, suponhamos que um CDB esteja rendendo 5% ao ano, ou seja, colocamos nosso rico dinheirinho no banco e ele nos promete devolvê-lo ao final de 12 meses com um rendimento de 5%. Se a inflação anual for de 4,0%, quando “realmente” nos rendeu esse CDB? Quem respondeu 1%, “sorry”, errou!

Para saber, temos que aplicar a fórmula de “Fischer”. Sim, “Fischer”. Vamos lá:

Taxa Real = [(1 + 5,0%) ÷ (1 + 4,0%)] – 1

Taxa Real = (1,05 ÷ 1,04) – 1 = 0,0096

Taxa Real = 0,96 %, ou seja, tivemos um ganho real após 12 meses de 0,96%. Ahh, mas é muito próximo de 1%! É verdade! No entanto, se esses números forem maiores, as diferenças se acentuam. Cuidado com as contas de cabeça!!!

Nesse mesmo exemplo, se uma caderneta de poupança rendesse 3% ao ano e a inflação fosse de 4% ao ano, concluímos que esse aplicador está perdendo 0,96% ao ano sobre o capital investido, o que é muito típico de nossos dias atuais.

Se quisermos saber exatamente como estão as taxas do Tesouro Direto, basta entrar no site: https://www.tesourodireto.com.br/titulos/precos-e-taxas.htm

Observe que as taxas que o Tesouro Direto do Brasil irá nos oferecer serão taxas nominais. Mas, se essa é a taxa nominal, qual será a inflação? Para saber a inflação temos que entrar em outro site, o site do Banco Central.

Sistema Expectativas (bcb.gov.br) e iremos ver a seguinte tela:

Selecionamos índice de preços e depois IPCA e no cálculo vamos selecionar a MEDIANA. Por que não pegamos a MÉDIA? Porque a média poderá nos fornecer muita dispersão, e a MEDIANA irá nos fornecer os dados que estão ali no meio da nossa amostra, ou seja, o valor intermediário. Complicado? Não, não é, é só escolher MEDIANA. Ponto.

E o período, vamos escolher anual para poder comparar com o banco que estamos pensando em aplicar nosso rico dinheirinho.

E a data da série? Consulte o Bolem Focus. (O Relatório Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. Ele é divulgado toda segunda-feira. O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do BC.)

Como ficou a nossa tela?

Agora, tecle “consultar” e receberemos as taxas do Banco Central para os próximos anos;

Estará lá a inflação projetada pelo Banco Central, agora, fazemos a “continha” usando a fórmula de “Fischer” (todos já conhecemos o danado do Fischer) e saberemos dizer se é um bom negócio colocar nosso rico dinheirinho no banco ou comprar um terreno.

 

Relatório Focus;

 

 

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas