Insights

Você contrataria o aluno B para sua empresa?

Voltando aos bancos escolares, suponhamos dois alunos (o aluno A e o aluno B) e um exame, o aluno A executou 6 horas de estudos ininterruptos, varou a noite estudando antes do exame e tira nota 7. O aluno B estudou ao longo das últimas duas semanas, no total despendeu exatamente 6 horas de estudo, e tira nota 6. Sem dúvida a performance de A foi melhor do que a de B.
 

Qual aluno você contrataria para sua empresa? A ou B?


Será que A sabe mais do que B? Se aguardarmos seis meses e se aplicarmos o mesmo teste, sabendo que o aluno A não se dedicou ao tema nesse período e o aluno B igualmente não se dedicou ao tema nesse período, quem terá a maior nota? Como A tirou uma nota maior do que B no primeiro exame, podemos garantir que A ainda terá uma nota superior? Será que A aprendeu mais do que B? Não é o que dizem os especialistas, as chances de B tirar uma nota muito superior à de A no segundo exame são enormes, porque B fixou no seu cérebro alguns conceitos, ele usou a memória de recuperação de dados e junção de informações para responder ao teste no primeiro exame, enquanto A usou no exame a memória de curto prazo. Há aqui uma diferença entre os conceitos: desempenho versus aprendizagem.
 

Se pensarmos nas nossas empresas o que importa no “botton line” não são as metas dos departamentos e sim as metas da empresa. Portanto, se a meta da empresa não foi atingida, ninguém fará jus ao bônus.

A empresa como o aluno A não deveria se preparar para fazer uma boa prova, ou uma boa venda, ela deveria se preparar para se perpetuar, para que seus colaboradores recuperem em sua memória a todo instante o propósito. Esse propósito, o “porque fazemos” deve estar impregnado na cultura da empresa sem a necessidade de consulta ao manual da qualidade disponível em algum “drive”. Esse exercício diário arrastado ao longo dos anos conduzirá a empresa ao crescente aprimoramento de seus produtos e serviços na busca por sua visão de longo prazo. Precisamos de empresas que possuam em seus quadros alunos B.

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivo

RICCOL Sistemas

Pular para a barra de ferramentas