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As Pesquisas e as PMEs

Muitas das PMEs não possuem recursos para pagar uma pesquisa a fim de parametrizar algumas variáveis e afinar a mira para decisões mais acertadas. Essas pesquisas via de regra são onerosas e os relatórios comprados ou encontrados na Web são pouco conclusivos pois só são factíveis se respeitadas n considerações preliminares dispostas no documento.

Assim, os líderes das PMEs na maioria das oportunidades que o tema emerge optam pelo “feeling” para não arcar com esses custos.

Existem dois fatores que prejudicam as pesquisas no Brasil:

  1. Falta de série histórica a fim de podermos comparar dados. E muitas séries evolutivas tem acrescentado dados a cada período, assim, se conseguimos uma série de uma década, será comum ela não contemplar as mesmas variáveis do início do período pesquisado.

  2. Outro problema é a profundidade dos dados. Num exemplo, suponha que haja interesse da PME em dados sobre a mobilidade pública, e alguns dados sejam encontrados sobre quantidade de ônibus circulantes, mas a PME procura saber mulheres negras e mulheres grávidas que se utilizam deste tipo de transporte para propor uma determinada solução. Neste caso os dados não estarão disponíveis.

Enfim, o Brasil é um país emergente e os dados provenientes de organizações não governamentais sérias estão sendo iniciados e séries históricas são pequenas, baixa amostragem, pouco segmentadas, etc…

Um bom exemplo de trabalho sério http://www.nossasaopaulo.org.br/

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Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

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