Artigos Publicados na Mídia Impressa

Da porteira para fora (268) – Jornal Tribuna Liberal de 17/07/2022– Dados!

Recebemos a seguinte pergunta: Tenho uma pequena fábrica não informatizada, por onde devo começar?

Podemos responder essa pergunta com outra pergunta: Suponha que esse mesmo leitor decida ir morar na cidade de Nova York e lá chegando decida comprar um carro. Qual carro ele deve comprar? Qual a 1ª  pergunta ele deverá se fazer? Comprar um carro que caiba no seu bolso $$$? Comprar um carro para a família? Comprar um carro esporte (Afinal, os carros parecem muito baratos por lá em comparação com os preços nacionais)? Não, essas respostas são secundárias, ele deve se perguntar:-Onde vou guardar esse carro? Não é à toa que Nova York possui mais taxis do que habitantes!!!

Pois é, nosso leitor deseja informatizar a empresa, mas onde guardar os dados que ele irá coletar com a informatização? Essa é a pedra fundamental. Aqui abre-se um horizonte finito de opções.

Para os bancos de dados pagos temos: Oracle RDBMS(ORACLE), DB2(IBM), Microsoft Access, Microsoft SQL Server, qual deles sua empresa pode encarar $$$? E, temos os bancos de dados gratuitos, e os gratuitos e livres. Qual a diferença? A diferença é que os “gratuitos e livres” possuem comunidades que cooperam com o desenvolvimento do BD e isso faz com que eles se atualizem. Podemos citar nessa categoria: MariaDB, MySQL, MongoDB, PostgreSQL, SQLite, Firebird, CUBRID.

Vamos abrir um parêntesis (vale a pena): O banco MySQL foi criado na Suécia pelos suecos David Axmark, Allan Larsson e o finlandês Michael “Monty” Widenius. Em Janeiro de 2008, a MySQL AB, desenvolvedora do MySQL foi adquirida pela Sun Microsystems, por US$ 1 bilhão, …observem>> um banco de dados gratuito e livre! Que tal? Em 20 de Abril de 2009 a Oracle comprou a Sun Microsystems e todos os seus produtos, incluindo o MySQL. Se sua empresa utiliza o MySQL não se esqueça de lembrar desses nórdicos nas suas orações noturnas. O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, em inglês Structured Query Language) como interface. Quem se utiliza dessa maravilha? Só a NASA, Bradesco, Dataprev, HP, Nokia, Sony, Lufthansa, U.S. Army, U.S. Federal Reserve Bank, Associated Press, Alcatel, Cisco Systems, Google, Wikipédia …acho que já está bom.

Apesar da Oracle ter comprado a Sun, a lei americana tem protegido os usuários do MySQL e ele continua gratuito e “livre até certo ponto”. É, Batman, enquanto você dormia a mão do protetor cuidava de você. Até quando, gafanhoto? Não nos surpreenderia se escolhêssemos uma empresa aleatoriamente aqui na região de Campinas e perguntássemos:-Qual banco de dados vocês tem instalado por aqui? E, a resposta fosse: MySQL. E, todos estamos tranquilos!  Será?!?!

Isso é mais ou menos o que acontece com os sinais de nossos GPS. Amanhã um desses nossos governantes exóticos declara guerra contra os EUA para manter a soberania nacional da Amazônia e na hora seguinte nossos sinais de GPS… pufff ! cessam, uma vez que passam por satélites americanos. Aí, como ficará a mira dos armamentos de nosso exército? Santa  ingenuidade, Batman.

Vale lembrar que os suecos acima não ficaram contentes com o rumo que o MySQL tomou, coisas de escandinavo, se fossem brasileiros que pegassem essa grana já estariam..?!?!?! Então, eles partiram para desenvolver um outro banco  de dados, gratuito e livre, menos conhecido por aqui (por enquanto), o Maria DB.

Bem, suponhamos que o nosso empresário decidiu pelo Banco de Dados “XPTO”, o primeiro passo foi dado. Em 2022 temos o pacote mínimo que ele deverá instalar para coletar dados  automatizando a empresa. São eles (…em 2022 – …vai mudar!): ERP (Enterprise Resource Planning), CRM(Customer Relationship Management), SCM(Supply Chain Management) e o KMS (Knowledge Management System).

Vamos ver se conseguimos colocar isso graficamente.

Aqui começa a jornada do empreendedor, fácil, não é? Bem, ele pode não se interessar por esse tema, mas, depois…!?!?! Sabemos que o gestor possui tempo escasso, o que  ele deve fazer:- Deve saber fazer boas perguntas.

Então, relembremos a Alice quando perguntou:

:-Gato Cheshire….pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar?
:-Isso depende muito do lugar para onde você quer ir – disse o Gato.
:-Eu não sei para onde ir! – disse Alice.
:-Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.

Quantos de nossos gestores conhecem o Norte que irá imprimir à sua empresa? Bem, também podemos nos apoiar no  Zeca Pagodinho: E deixa a vida me levar//Vida leva eu//Deixa a vida me levar // Vida leva eu//…

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivo

RICCOL Sistemas

Pular para a barra de ferramentas