Ícone do site Dr Zero Cost

Da porteira para fora (13p) – Jornal Tribuna Liberal – 27/08/2017 (Comunismo!)

Você é político?

Estamos em 1922 e fazendo algumas comparações. Na semana passada iniciamos uma abordagem sobre o comunismo e seus reflexos por aqui, seus pontos positivos e negativos. Objetivo: colocar a atenção do povo brasileiro na história e o fazendo evitar cometer os mesmos erros. Precisamos encontrar um melhor caminho para 2018 de sorte que sejamos felizes, afinal, merecemos! E o momento especial é agora. Por quê? Porque há espaço para discutir reformas políticas, fiscal, etc.

Nesta época o que ocorria na URSS?

Vladimir Ilyich Ulyanov (Lenin)

O Sr. Lenin se instala no poder em 30 de dezembro de 1922, no entanto, ele participou da Revolução Russa – 1917 e já estava claro que o proletariado governaria a URSS, a demora até dezembro de 1922 deveu-se a guerra civil. Vale lembrar que Karl Marx o inventor do comunismo o pregava numa sociedade desenvolvida e não em países atrasados como a URSS à época.

O que ocorria no Brasil em 22?

Em 1922 no Brasil entre 11 de fevereiro a 18 de fevereiro é realizada em São Paulo a Semana da Arte Moderna, esta semana foi de grande importância – mote: “Vamos conhecer o Brasil”. Dúvida de o Dr. Zero Cost: Será que conhecemos? O grito do modernismo, tratou-se de um amadurecimento da crítica contra erros cometidos na política brasileira, e o Sr. Oswald de Andrade sentenciou: “Tupi or not Tupi”. O propósito da semana da arte moderna era: temos nossa própria cultura, ou seja, agora vamos incorporar a do estrangeiro e remodelar a nossa. Note, a ideia não era copiar. Um pouco daquilo que é a antropofagia do índio, o índio vence a luta contra seu opositor aí literalmente o devora e incorpora todas suas virtudes, e se torna ainda mais forte, uma versão antiga de Highlander – O Guerreiro Imortal (Gregory Widen).

Artur Bernardes

Nosso novo presidente é um civil eleito em eleição presidencial direta em primeiro de março de 1922 o sr. Artur Bernardes (naquela época a eleição era em março e a posse em novembro do mesmo ano). O Sr. Artur Bernardes estudou no Colégio do Caraça, passeio fortemente recomendado pelo Dr Zero Cost nos dias de hoje (2017) e visita obrigatória ao Museu Inhotim (um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina).

A situação na Terra Brasilis neste período era muito diferente daquilo que ocorria na URSS, todavia, o sr. Artur Bernardes – Presidente do Brasil, enfrentou oposição por parte da baixa oficialidade militar, e também o movimento operário que se fortalecia novamente, copiando os russos em 25 de março de 1922 temos a fundação do Partido Comunista Brasileiro na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro.

E a mão de obra na década de 1930?

A categoria trabalhador vinha em formação no Brasil, há pouco saíamos de um regime escravagista, mas até aí praticar barbáries contra a burguesia há um grande fosso. De qualquer maneira é justo lutar pela melhoria das condições de trabalho, principalmente naquela época. Reconheçamos que nas décadas de 1920 e 1930 as condições de trabalho eram muito piores do que as de hoje, e a legislação trabalhista da década de 1930 trouxe algum conforto. O capital se acumulou centrado nas variáveis: baixas remunerações e péssimas condições trabalhistas, e não no incremento da produtividade. Um erro! O tema produtividade deverá estar na agenda do próximo presidente – 2018, pois, sem parâmetros que nos iguale ao mundo desenvolvido vamos regredir ainda mais. O Dr Zero Cost espera que o povo brasileiro coloque na agenda dos candidatos de 2018 qual é o plano de ação para o tópico: Produtividade.

E os comunistas na Terra Brasilis?

Em abril de 1925, o tenentismo reorganizou-se formando a Coluna Paulista, liderada pelo major Miguel Costa, e a Coluna Gaúcha, liderada pelo capitão Luís Carlos Prestes (lembrando que o Sr. Artur Bernardes foi presidente entre 1922 e 1926, ou seja, durante a Coluna Prestes-Miguel Costa, não confundir esse movimento com a Intentona Comunista ocorrida em 1935 contra o sr. Vargas). Essa coluna percorreu cerca de vinte e cinco mil quilômetros no território nacional (a Grande marcha de Mao Tsé-tung percorreu 11.000km na China, ou seja, esse pessoal circulou, e não havia a CVC), esse time da Coluna Prestes-Miguel  Costa contava no máximo com mil militares e teve seu fim em fevereiro de 1927, todavia reconheçamos que foi uma pedra no sapato das oligarquias dominantes.

Mao Tsé-Tung

Caminhando um pouco à frente na trajetória do comunismo, a China comunista de o Sr. Mao Tsé-Tung (1949 – 1976 / “Era Mao”) fervoroso defensor da filosofia de o sr. Lenin (1917 – 1924) não compartilhava de as novas tendências comunistas impostas ou defendidas pelo sr. Nikita Khrushchov (1953 – 1964).

Os chineses faziam críticas severas à nova política russa, e quando o mundo viu ruir a URSS em 1991, para os chineses esse desmonte deveria ter ocorrido nos anos 60.  Um fato importante sobre o comunismo chinês foi que ele venceu em 1949 na era de o sr. Nikita Khrushchov, e como o sr. Mao não compartilhava da nova filosofia comunista, venceu sem a ajuda dos russos, ou seja, sem dever favores, e esta independência do Kremlin se arrasta até hoje (2017).

Portanto, o que é bom para a Rússia, não necessariamente é bom para a China. Em outras palavras o Brasil pode gerar acordos com a China sem envolver a Rússia, e vice-versa, e é isto que ocorre atualmente.

Os EUA poderão usar sua política de Guerra Preventiva na Coreia do Norte?

Essa pegada, essa independência já não ocorre, por exemplo, entre EUA e Coreia do Norte, o sr. Donald Trump não poderá jogar suas bombas sobre a Coreia do Norte, sem uma permissão da China. Lembremos que em 1972 o sr. Richard Nixon apertou por diversas vezes a mão de o sr. Mao Tsé-tung e abriu uma porta para conversações e desde então, esta porta está aberta, no entanto, a China também apoiou a Coreia do Norte em algumas oportunidades, por exemplo, na guerra das Coreias entre 1950 e 1953 – Os EUA na mesma guerra apoiaram a Coreia do Sul, e mais, a China continua sendo importante parceira comercial da Coreia do Norte até hoje (2017). A China é o tendão de Aquiles neste jogo de titãs.

Sim, e a gripe da época?

É preciso lembrar do vírus Influenza A e sua variação a H1N1 que em 1918 – 1919 dizimou milhões de pessoas na Europa e também fez vítimas no Brasil. Esta gripe mais conhecida como Gripe Espanhola pegou o mundo em guerra, a I Guerra Mundial 28 de julho de 1914 – 11 de novembro de 1918, esta gripe teve seu período de virulência em 1918 – 1919.

Calcula-se que 80% das mortes conferidas ao exército dos EUA sejam atribuídas a Gripe. A peste foi um golpe forte na humanidade, não se sabe ao certo quantos pessoas perderam a vida neste episódio, mas calcula-se algo acima de 30 milhões de pessoas. Tratou- se de uma pandemia  [pan = tudo/ todo(s)] +  [demos = povo] é uma epidemia infecciosa que se espalha por uma grande região geográfica, incluindo muito mais que um único país, ou um continente.

E, no Brasil quem se foi com a H1N1? Perdemos a sra. Anália Franco e quem mais?

(Continua na próxima semana)

(Leia o artigo anterior)


Você também pode ler essa coluna diretamente no Jornal Tribuna Liberal, clicando aqui.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas