É lógico que se a inflação cai e os juros caem favorece a produção, no entanto, se a inflação cai mais acentuadamente que os juros, o gap entre a inflação e os juros ficam mais atrativos para aqueles que colocam seus recursos no banco, em vez de produzir. E isso é o que está ocorrendo, os juros caindo em doses homeopáticas e como o mercado está parado a inflação despenca. Se o BC demorar para agir, poderá perder o bonde mais uma vez.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho teve queda (-0,23%) e ficou bem abaixo dos 0,31% de maio. Esse resultado é o mais baixo para um mês de junho desde o início do plano Real e o primeiro resultado mensal negativo para qualquer mês desde junho de 2006 (-0,21%). O IPCA nunca foi tão baixo desde agosto de 1998, quando a taxa atingiu -0,51%.
Com isso, o primeiro semestre do ano fechou em 1,18%, bem menos do que os 4,42% registrados em igual período do ano passado. Considerando-se os primeiros semestres do ano, é o resultado mais baixo da série. Em relação aos últimos doze meses, o índice foi para 3,00%, abaixo dos 3,60% relativos aos doze meses imediatamente anteriores.
Em junho de 2016, o IPCA foi 0,35%.
Para o release completo, veja aqui.
Fonte: Agência de Notícias IBGE
Veja outras Notícias
Comente