Técnicas e Ferramentas

PEST – Análise

Conforme abordamos quando tratamos do tema SWOT – FOFA, uma das maneiras de se planilhar as Ameaças e as Oportunidades é utilizando a Ferramenta PEST, acrônimo de: Political – Política // Economic – Economia // Social- Cultural – Social e Cultural // Technological – Tecnológica. Como vimos na Ferramenta SWOT – FOFA, as variáveis Oportunidades e Ameaças, são externas, ou seja, da porteira para fora.

Pode-se, ou recomendamos que seja executada as duas ferramentas para se dar o primeiro passo em direção a um Plano de Ação, e neste caso para que as Ameaças e Oportunidades não se sobreponham, podemos trata-las na SWOT – FOFA como algo de pouco alcance, limitado a um determinado raio de influência, e para a PEST algo mais macro tratado em esferas de governo, de globalização, etc…

Os técnicos normalmente fazem esse procedimento para que as análises fiquem mais fáceis. Isso não significa que efetuando a SWOT-FOFA e o PEST o trabalho estará terminado, ao contrário, ele mal começou. Na sequência será fundamental executar um plano de ação

PEST Tópicos Relevantes Oportunidade Ameaça
Política      
Economia      
Socio-Cultural      
Tecnológica      

O preenchimento desta planilha dependerá do seguimento de mercado que o empreendedor está envolvido, depende do jogo que ele está jogando. E mais, para dois empreendedores dentro de um mesmo segmento de mercado, uma variável poderá ser uma oportunidade para um deles, e uma ameaça para o outro. A classificação irá depender de algumas considerações, exemplo, suponha dentro da variável Economia, a inflação do país esteja em 2 dígitos, os juros sejam altíssimos, assim, um empreendedor que esteja capitalizado poderá investir em aplicações financeiras, enquanto o outro se estiver capitando recursos de bancos poderá quebrar.

Suponha que um empreendedor faça importação de veículos automotores, e esse seja o negócio dele, se o governo estiver com sérios problemas na balança de pagamentos, poderá aumentar deliberadamente os impostos de importação e de um dia para outro o negócio ter seu faturamento contraído. As possibilidades são inúmeras. O contrário também poderá ocorrer, o governo diminui os impostos e os fabricantes locais de um dia para outro se veem brigando com competidores acostumados a guerrear dentro da globalização. Observe que quando estamos buscando novos mercados internacionais, essas análises são fundamentais. Ou seja, um governo estável, uma mudança de governo que se aproxima, pode ou não diminuir o apetite das empresas por aquele mercado.

Variáveis como o crescimento populacional também pode ser muito importante dependendo do segmento, o envelhecimento populacional seria outro dado relevante. Nada impede que as pessoas utilizem o PEST para identificar Ameaças e Oportunidades na vida pessoal.

Obs.:

  1. O prof. de Harvard Francis Aguilar é o criador da análise PEST, em livro de 1967 Scanning the Business Enviroment, mais tarde transformado no acrônimo PEST.
  2. Algumas dicas que poderão ser uteis;

Variáveis políticas:

Qual o tipo de regime político o país pratica? Comunismo, democracia, fascismo?

Quando serão realizadas as próximas eleições? Haverá plebiscito para consulta de alguma informação relevante?

O que pensam os governantes atuais, ou os potenciais futuros sobre negócios, remessa de lucros, e outras políticas intimamente conectadas com o seu negócio?

O que as leis do país entendem por propriedade privada? Crimes? Corrupção? E como essas leis podem afetar sua empresa?

E as leis direcionadas as taxações? Impostos sobre heranças?

O governo controla seu negócio através de Agências Governamentais? Ou as regras não são claras? Há privatizações forçadas? O governo já tomou posse de empresas privadas?

O governo possui política para patentes? E o meio ambiente, é respeitado? Quais são os direitos dos consumidores? Quão eficazes são essas leis?

As leis demoram para ser implementadas? Os cenários são de mudanças rápidas ou de perpetuação da baixa produtividade?

Variáveis Econômicas.

O país que você pretende atuar é estável do ponto de vista econômico? Qual o foi o último período de instabilidade e por que? Os planos de governo são muito suscetíveis a mudanças no mercado externo?

Como tem se comportado a moeda deste país? O câmbio? A moeda é conversível?

Como se comporta o índice de falências? É alto, é baixo? Tem crescido ou tem diminuído? Quais são as previsões de especialistas sobre o tema?

E os índices de desocupados? O que informa os órgãos responsáveis por estatísticas? Há mão de obra especializada? Os jovens estão interessados em aprender? Eles progridem, ou são tarefeiros? Qual o nível salarial? A produtividade, como está comparada e de um americano do Norte?

E os bancos? São acessíveis? É fácil conseguir crédito? O país premia quem produz, ou os rentistas? As margens são compensatórias ou é melhor deixar os recursos no banco rendendo juros?

 

Variáveis Sociocultural

Qual a tendência da população? Aqui no Brasil o IBGE nos fornece esses dados em seu site www.ibge.gov.br a ali se pode verificar que a população brasileira está envelhecendo, ou mesmo sabemos em tempo real a quantidade de habitantes.

Como se comporta atualmente as gerações, X,Y,Z? os hábitos de compra, utilização de equipamentos e serviços, como são efetuados?

Os países podem ser atrasados e possuírem ilhas de excelência, o Brasil é um caso típico, dentro de uma população de 207 milhões de habitantes, um país, pobre e subdesenvolvido, possui no seu perímetro uma Suécia com 10 milhões de habitantes e desenvolvido, qual segmento desejamos atuar? Como é o nível de saúde do nosso público alvo? E o nível de escolaridade?

Como são os trabalhadores? Estão interessados em direitos, ou em progresso? O nível cultural é alto? Quais são as tendências locais, os trabalhadores conhecem, por exemplo a indústria 4.0?

A sociedade é fechada? As castas são impenetráveis? Existem muitos tabus?

E a religião? É fator importante? O país é laico? A autoridade religiosa impõe suas decisões e vontades?

Variáveis Tecnológicas

É possível usar no país o estado da arte? O país ou a região está atrasada? Será preciso treinar a mão de obra? Há alternativas?

As tecnologias usadas pelo seu produto ou serviço podem sofrer um revés? Há mudanças fortes pela frente?

Empresas do tipo start up podem ser uma ameaça com novas abordagens? Novos processos?

O que as empresas e o governo estão pesquisando? Isso pode ser uma ameaça ou uma oportunidade?

O país possui infraestrura, por exemplo a Internet é rápida? É possível trabalhar em rede, ou remotamente?

Existem cidades cujo índice de inteligência é importante? As cidades são interconectadas via fibra ótica, ou outro meio que sua empresa possa se valer para garantir eficácia?

Outras Variáveis para o nome PEST:

  • PESTLE/PESTEL:Political, Economic, Socio-Cultural, Technological, Legal, Environmental.
  • PESTLIED:Political, Economic, Socio-Cultural, Technological, Legal, International, Environmental, Demographic.
  • STEEPLE:Social/Demographic, Technological, Economic, Environmental, Political, Legal, Ethical.
  • SLEPT:Socio-Cultural, Legal, Economic, Political, Technological.
  • LONGPESTLE:Local, National, and Global versions of PESTLE. (These are best used for understanding change in multinational organizations.)

 

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivo

RICCOL Sistemas

Pular para a barra de ferramentas