O nosso protagonista dessa série , Matheus Nardez, segue em Portugal buscando ser notabilizado por suas realizações, ou seja, trilhando o caminho do herói. Após 30 dias em Aveiro conseguiu um trabalho e já pulou para algo mais interessante. Então, seguimos acompanhando seus passos e dando uns pitacos.
Sabemos que existem 4 tipos de seres humanos que permeiam o mundo do trabalho e como eles se auto motivam segundo Maximiano (2004).
Temos o homem econômico – racional, “Show me the Money”, esse homem é ganancioso, ele deseja ganhar, ele deseja ter bens materiais e não medirá esforços para obtê-lo. Esse é seu objetivo único atrás de cada ação premeditada.
Particularmente faço uma distinção entre o homem ambicioso e o homem ganancioso, todos nós devemos ter alguma ambição, mas a ganância não nos parece uma virtude e, nos parece simples identificar o ganancioso. E, mais, esses elementos deveriam ser descartados das empresas, no entanto, não é o que ocorre no ambiente profissional atual e o motivo é simples; as empresas precisam de resultados e eles são bons em trazer resultados, obviamente que não somente para a empresa.
Temos o homem social, ele se motiva trabalhando em grupo, ele se doa, mas precisa do reconhecimento e da aceitação de seus pares. Esse tipo de homem é facilmente encontrado trabalhando em grupos dedicados a causas sociais. Vamos lembrar que o Dr Zero Cost faz uma distinção entre causa e propósito, sendo a causa algo mais profundo e não flexível.
Temos o homem auto realizado, ele possui algo interno muito forte, algo que trabalha mentalmente todos os dias e isso lhe traz a força e a satisfação interna que para ele é suficiente e basta.
Temos o homem complexo, muitas coisas o satisfazem internamente, ele não possui um único objetivo. Diversas coisas o movem para frente, embora, a vida se apresente adversa. Esse homem criou um escudo protetor contra aqueles que o agridem e um alto limiar contra as frustrações. As motivações que o homem complexo possui são variáveis e possuem uma certa hierarquia. Assim quando ele se diz motivado é todo um processo e não simplesmente um evento isolado. Como dissemos em matérias anteriores, a motivação é intrínseca ao homem, então, se ele está motivado, isso é uma consequência e não uma causa. Um homem complexo ao deixar um trabalho por não estar motivado é capaz de se reinventar.
Observamos acima os tipos de homens que existem no mundo do trabalho, assim, algo que se ofereça a um homem econômico-racional não irá satisfazer um homem complexo e vice-versa.
Suponhamos a seguinte situação, o colaborador(a) irá usar o banheiro do escritório e ao dar descarga a bacia está entupida. O que ele fará;
(a) abandonará o local e deixará para o próximo a surpresa?
(b) sairá dali e tentará resolver o tema e/ou irá informar as pessoas responsáveis pela manutenção?
Qual tipo de homem optará por (a) e qual tipo de homem optará por (b) ? Qual tipo de perfil interessa às organizações do século XXI? Interessa para as organizações do século XXI pessoas que buscam emprego ou pessoas que possam oferecer um trabalho que fará o bem para muita gente e principalmente para a sociedade?
Observamos que a posição de líder irá percorrer uma linha tênue entre a satisfação dos colaboradores e os lucros, caso ele se incline demasiadamente para a satisfação das pessoas em detrimento do negócio terá sérios problemas para levar a organização à frente. Esse comportamento o levará a destruição da empresa. Talvez, ele tenha sorte e não tenha contratado tantos homens econômico-racionais e sim homens auto realizados, ou homens complexos. Quem sabe?
Portanto, a vida de um dirigente não é simples, pois, em tempos modernos além de escolher as pessoas corretas é necessário que ele busque a diversidade a fim de colher ideias criativas, assim, estará diante de diversos tipos de pessoas, com características e personalidades distintas podendo exercer a administração da empresa de forma mais competente.
Mas, o que são essas diversidades?
Continua na próxima semana.
Comente