O guru do Dr.ZeroCost, o Dr. Peter Drucker, ensinava que embora o futuro seja difícil de ser previsto, entender o passado ajuda a não incorrer nos mesmos erros no futuro.
Na operação Lava-Jato muito se comenta sobre a similaridade com a operação Mãos Limpas – lá do passado, ou Mani Pulite ocorrida na Itália no início dos anos 90. Hoje, sabe-se que a operação Mani Pulite pouco trouxe de positivo para o povo italiano, basta verificar que a Itália vai muito mal quando tratamos do desempenho econômico do PIB em comparação aos países europeus desenvolvidos. É verdade que a operação Mani Pulite causou um declínio nos atos ilícitos, mas em dois ou três anos o status quo anterior voltou a normalidade. Os crimes prescreveram, a impunidade foi generalizada e ainda hoje a confiança na Corte é pequena.
Mas onde a PME se relaciona com algum diferencial da corrupção no Brasil? O Dr.ZeroCost esteve recentemente em evento e encontrou com italiano quando discutiu o tema da Mani Pulite e a falta de confiança no sistema judiciário italiano. Aqui concluímos que a situação é diversa, e o motivo é a internet que não existia naquela época.
Hoje, escalar o time do Corinthians é mais difícil do que a composição atual do Supremo Tribunal Federal: Ministra Cármen Lúcia – Presidente, Ministro Dias Toffoli – Vice-Presidente, Ministro Celso de Mello – Decano, Ministro Marco Aurélio, Ministro Gilmar Mendes, Ministro Ricardo Lewandowski , Ministro Luiz Fux, Ministra Rosa Weber, Ministro Teori Zavascki, Ministro Roberto Barroso, Ministro Edson Fachin. Mesmo quando nossos políticos tentam aprovar medidas que não possuem a aprovação popular o fato é rapidamente virilizado na rede e as reações são preocupantes para aqueles que governam, e na maioria das vezes reverte-se a situação. O monitoramento é online, algo nunca antes ocorrido nesse país.
Assim, os grandes grupos empresariais terão que ganhar contratos mostrando e demostrando além da competência técnica que já possuem toda a transparência exigida por uma boa governança, e isso abre automaticamente espaço para as PME´s.
As PME´s, embora, não tenham capacidade para executar grandes obras, muitos espaços menores se abrem num mercado sadio.
Comente