Gestão

A corrupção e as PMEs

O guru do Dr.ZeroCost, o Dr. Peter Drucker, ensinava que embora o futuro seja difícil de ser previsto, entender o passado ajuda a não incorrer nos mesmos erros no futuro.

Na operação Lava-Jato muito se comenta sobre a similaridade com a operação Mãos Limpas – lá do passado, ou Mani Pulite ocorrida na Itália no início dos anos 90. Hoje, sabe-se que a operação Mani Pulite pouco trouxe de positivo para o povo italiano, basta verificar que a Itália vai muito mal quando tratamos do desempenho econômico do PIB em comparação aos países europeus desenvolvidos. É verdade que a operação Mani Pulite causou um declínio nos atos ilícitos, mas em dois ou três anos o status quo anterior voltou a normalidade. Os crimes prescreveram, a impunidade foi generalizada e ainda hoje a confiança na Corte é pequena.

Mas onde a  PME  se relaciona com algum diferencial da corrupção no Brasil? O Dr.ZeroCost esteve recentemente em evento e encontrou com italiano quando discutiu o tema da Mani Pulite e a falta de confiança no sistema judiciário italiano. Aqui concluímos que a situação é diversa, e o motivo é a internet que não existia naquela época.

Hoje, escalar o time do Corinthians é mais difícil do que a composição atual do Supremo Tribunal Federal:   Ministra Cármen Lúcia – Presidente, Ministro Dias Toffoli – Vice-Presidente, Ministro Celso de Mello – Decano, Ministro Marco Aurélio, Ministro Gilmar Mendes, Ministro Ricardo Lewandowski , Ministro Luiz Fux, Ministra Rosa Weber, Ministro Teori Zavascki, Ministro Roberto Barroso, Ministro Edson Fachin. Mesmo quando nossos políticos tentam aprovar medidas que não possuem a aprovação popular o fato é rapidamente virilizado na rede e as reações são preocupantes para aqueles que governam, e na maioria das vezes reverte-se a situação. O monitoramento é online, algo nunca antes ocorrido nesse país.

Assim, os grandes grupos empresariais terão que ganhar contratos mostrando e demostrando além da competência técnica que já possuem toda a transparência exigida por uma boa governança, e isso abre automaticamente espaço para as PME´s.

As PME´s, embora, não tenham capacidade para executar grandes obras, muitos espaços menores se abrem num mercado sadio.

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivo

RICCOL Sistemas

Pular para a barra de ferramentas