No momento inicial uma PME deve definir os três pilares que devem ser os sustentáculos para que o negócio tenha maiores chances de sucesso.
São eles:
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Identificação da oportunidade, ou seja, a ideia, devemos resolver alguma dor do potencial cliente, e muitas vezes esse potencial cliente não sabe que possui essa dor. Ele deve ter a percepção que algo de bom acontecerá para ele, a percepção é mais relevante que a realidade, pois, ele estará disposto a pagar por ela.
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Os recursos, não há como seguir em frente se não equacionarmos os recursos, sejam eles financeiros, maquinários, instalações, etc… é óbvio que devemos começar pequeno e pensar grande, mas algum recurso sempre será necessário. Nesta variável, entram os recursos próprios, investidores, anjos, patrocinadores, etc… ou seja lá como serão denominados e que se farão necessários.
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Pessoas, é preciso pessoas, pessoas boas. Podemos iniciar sozinho, mas também somos uma pessoa. Alguém deve se dedicar a operacionalizar a ideia, por menor que seja o time.
Observem que não escrevemos nada sobre um plano de ação sofisticado, e o motivo é que nesse estágio, as coisas são muito embrionárias, vale mais perseguir a tentativa e erro do que perder tempo com planos estratégicos de longo prazo. Não que eles não sejam importantes, sim, são, e muito, mas não neste momento inicial.
Toda vez que identificamos oportunidades é bom prestar atenção que ela nunca virá sozinha, ameaças acompanham as oportunidades e se se sobressaem arrebentam nossa ideia original. Podemos e devemos enfrentar essas ameaças com nossas forças e mapear nossas fraquezas.
Outro ponto importante são os valores do pessoal que irá participar da nova atividade, suas crenças, e o quanto estão alinhados com a operacionalidade da nova ideia.
Se nos arriscarmos colocar esse procedimento num organograma, ele ficaria assim:
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