Artigos Publicados na Mídia Impressa

Da porteira para fora (170) – Jornal Tribuna Liberal de 30/08/2020 – “Churn”.

Após fecharmos um negócio é preciso monitorá-lo, acompanhar o desempenho da entrega e medir constantemente a temperatura do cliente.

Influências mínimas ocorrem no processo e se nos mantivermos distantes, sentados no escritório, não iremos captá-las, é preciso interagir até para o nosso próprio aprendizado e crescimento.

Muitas empresas se utilizam de KPI´s (Key Performance Indicator), ou seja, indicadores chaves de desempenho, cujos índices podem medir a relação entre as mais diversas variáveis e podem estar conectados com o pós-venda.

O que medir? Bem, o céu é o limite, a grande dica é medir aquilo que vale a pena ser medido para não nos perdermos em dezenas de índices e gerarmos mais trabalho para controlar os próprios índices do que as melhorias significativas que os processos estejam exigindo.

Algumas empresas já descobriram a importância do monitoramento de seus produtos após as vendas concretizadas, num exemplo, a General Eletric aluga turbinas para aviões e remotamente controla o desempenho de suas turbinas, indicando manutenções, atualizações etc.

“Churn Rate”

 

O “Churn Rate” é um ou vários índices utilizados por empresas para medir a razão entre a entrada e saída de variáveis.

Pensemos numa cachoeira, a água que desce pela rocha mais alta, forma um pequeno lago na base do terreno e escorre para um riacho.  Pensemos que a água que desce pela rocha sejam os pedidos de entrada de uma empresa, o lago é a empresa e a água que corre para o riacho são os cancelamentos de pedidos.

Assim, podemos criar diversos índices com essas duas variáveis, pedidos de entrada e cancelamentos, podemos, por exemplo, computar essa razão em valores absolutos, em números de pedidos, etc.

Empresas que vendem por assinatura utilizam com maior frequência o “Churn Rate”. Suponhamos uma empresa como a NetFlix o quão importante é computar o número de assinantes com o número de desistências das assinaturas.

O monitoramento é de igual importância também para esse tipo de empresa. Suponhamos que as assinaturas estejam crescendo, no entanto, após verificação – por exemplo – os usuários não estejam baixando filmes. Algo está errado, precisamos dessa informação com antecedência para agirmos, pois, haverá um período que os cancelamentos começarão a aparecer, portanto, antes que eles ocorram o monitoramento deve criar e executar um plano de ação.

Observamos que dependendo do negócio ele possui historicamente padrões de “Churn Rate” o que irá auxiliar nas ações de correções para eventuais desvios, além de acender luz amarela quando as taxas apontarem para áreas que não queremos.

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivo

RICCOL Sistemas

Pular para a barra de ferramentas