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Da porteira para fora (174) – Jornal Tribuna Liberal de 27/09/2020 – “Voz versus Voto”.

As empresas possuem “n” problemas para serem solucionados sejam eles de curto, médio ou longo prazo.

Os problemas de curto prazo brotam no dia a dia das empresas, aparecem a todo instante. Sejam quais forem as decisões tomadas, elas devem ser inteligentes. Essas decisões devem necessariamente estar alinhadas com a missão da empresa, sim, mesmo nos detalhes é possível verificar se as decisões estão alinhadas com o todo, trata-se de algo fractal*.

Como podemos tomar decisões inteligentes?

  1. É preciso saber por que a empresa existe e qual é seu objetivo, se isso estiver claro entre todos aqueles que compõem o time da empresa, então, as decisões que serão tomadas no dia a dia devem seguir essa linha mestra, esse guia. Observe que esse passo se mostra simples, mas não é, para comprová-lo coloque essa pergunta para alguns dos colaboradores da sua empresa e verifique se as respostas são coincidentes. A estratégia da empresa deve estar clara. Ou seja, aquele CEO que levanta pela manhã e diz: “Eu tive uma ideia” e no dia seguinte tem outra ideia, gera calor dentro das organizações com resultados duvidosos.
  2. É preciso que as funções e responsabilidades dentro das organizações estejam claras.
  3. É preciso que as pessoas sejam flexíveis, ora estão num projeto, ora são remanejadas para outro. Isso lhes dará maior musculatura e ajudará em suas contribuições quando as decisões se fizerem necessárias.
  4. É preciso ter dados. Dados, geram informação, e quanto mais assertivas as informações maiores as **probabilidades de os dirigentes tomarem decisões inteligentes.
  5. É preciso fazer consultas para tomar decisões. A quem iremos dar voz? Se possível a todos os envolvidos no tema. Suponha um problema relacionado à portaria, podemos dar voz aos vigilantes.
  6. Dependendo da decisão é recomendável buscar opiniões fora da empresa, ventos externos podem contribuir com algo que não estejamos enxergando. Exemplo, o jornal The Guardian publicou recentemente um artigo totalmente escrito por um robô com o título “Você está com medo, humano?”. Se você é um jornalista como será o seu futuro?
  7. Os votos diferem da voz, somente alguns consultados que exprimiram sua opinião sobre o tema tratado terão o direito ao voto. Aqui, quando escrevemos votar, não significa imprimir um voto por escrito, mas significa ter sua opinião considerada pelo dirigente. Aqueles que “votam” por uma decisão a ou b, devem estar alinhados com o propósito da empresa.
  8. Caberá ao CEO a decisão final, e escolher algum cenário ou caminho.
  9. Tomada a decisão é importantíssimo que todos sejam comunicados, evita-se ruídos, e antes que a rádio peão se manifeste, o rumo já estará traçado.
  10. Comprova-se que o CEO que empodera e delega cada vez mais atribuições a seus colaboradores colherá melhores resultados, em outras palavras suas **probabilidades de acerto serão aumentadas. Dirigentes devem encorajar seus colaboradores chaves a tomarem decisões sob sua supervisão.

*Fractal (do latim fractu: fração, quebrado) é uma figura da geometria não clássica muito encontrada na natureza, isto é, um objeto em que suas partes separadas repetem os traços (a aparência) do todo completo (padrão repetitivo), como por exemplo nos brócolis ou num floco de neve. O termo foi criado em 1975 por Benoît Mandelbrot, é uma tentativa de se medir o tamanho de objetos para os quais as definições tradicionais da geometria falham, num exemplo; como medir a costa do Brasil? Sim, se pegarmos 1 metro poderemos medir, mas, suponha que peguemos algo como um milímetro, e iniciamos a medida. A costa brasileira terá trilhões de reentrâncias e essa medida apesar de termos iniciado com algo conhecido que é o milésimo, a geometria de Euclides (Euclidiana) não conseguirá medir”.

** Probabilidade, a palavra probabilidade é técnica, e é tratada por um ramo da matemática, a probabilidade é algo preciso que pode ser calculado variando de 0 a 1, sendo 0 = 0% e 1 = 100%. Assim, se podemos calcular a probabilidade de um determinado evento ocorrer esse fato nos ajudará a tomar decisões mais assertivas ou mesmo nos anteciparmos ao evento. Exemplo, suponha que a vacina contra o COVID-19 seja encontrada, qual a probabilidade de precisarmos de 210 milhões de seringas para a aplicação dessa mesma vacina?

 

 

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

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