Artigos Publicados na Mídia Impressa

Da porteira para fora (189) – Jornal Tribuna Liberal de 09/01/2021 – Pandemia.

Aprendemos muito com a pandemia da doença Covid-19, obviamente haverá aqueles que dirão: “Minha vida é a mesma, nada mudou, essa pandemia não acrescentou nada de novo.” É, assim.

Vamos pinçar algo que interessa à PME – pequena e média empresa.

Foi ou ainda é comum perguntarmos para funcionários que estão em trabalho remoto: -E aí, agora, com o trabalho remoto você voltou a fazer ginástica? A resposta é sempre a mesma:

– Que nada, estou trabalhando mais do que antes, não tenho tempo para nada.

Pesquisas realizadas por renomadas universidades comprovaram que aqueles que podem exercer suas funções remotamente produziram muito mais durante a pandemia. Aquela horinha para o café, a conversa jogada fora com os pares do escritório, a atenção dispensada aos episódios pitorescos do dia a dia, o stress para o deslocamento até o ponto de trabalho, tudo fora bruscamente suprimido.

Ou seja, tivemos essa boa vivência, e sabendo, agora, que a produtividade do trabalho melhora através do trabalho remoto, muitos dos funcionários, cerca de 20%, não mais retornarão as suas rotinas normais pré-pandemia. Portanto, lição aprendida.

Nem tudo é alegria! Temos, atualmente, diversos tipos de liderança, uma delas é aquela em que o “Big Boss” cria, decide e “tenta” implantar goela abaixo da organização. Normalmente, como foi o “Big Boss” que teve a ideia não a dissecamos quando ela não dá certo. E, geralmente não dá, resultando somente em custos extras e ruídos para a organização além de desgastes interpessoais.

Então, como ficou a criatividade onde esse tipo de chefia acima não operava na pré-pandemia? Ou seja, naquelas empresas que desenvolvem a cultura da discussão de ideias entre os pares. Pois é, com a pandemia e o isolamento a criatividade caiu vertiginosamente.

Apesar das demonstrações via pesquisas recentes é relativamente óbvio entender que cada um de nós não é dono da verdade.

Pense em construir um portão para sua residência e depois comece a discutir seu projeto com um serralheiro experiente, logo você perceberá que a sua ideia inicial na maioria das vezes não será implantada na totalidade. Haverá uma troca sinérgica de informações e o resultado final será muitíssimo melhor que o projeto inicial.

 

Conclusão:

Encontrar um caminho onde as pessoas possam trabalhar remotamente e de alguma forma se reunirem para discutirem ideias parece ser o caminho do meio para a maior produtividade e maior criatividade. Sim, poucos encontrarão. É, assim.

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivo

RICCOL Sistemas

Pular para a barra de ferramentas