Artigos Publicados na Mídia Impressa

Da porteira para fora (205) – Jornal Tribuna Liberal de 02/05/2021– Meritocracia 1/2.

A Educação (a):

Bill Gates; estudou em excelentes escolas privadas, entrou em Harvard e não se graduou em matemática e direito, largando a faculdade no 3º ano.

Mark Zuckerberg; foi um destacado aluno em artes e culturas clássicas e ganhou diversos prêmios em ciências da astronomia, matemática e física, estudou alguns idiomas. Estudou em Harvard – ciências da computação, mas não terminou a faculdade, largou no 2º ano, no entanto, 14 anos depois de abandonar a faculdade foi convidado a discursar para os formandos da turma de 2017.

Michael Dell; ele mesmo, dos computadores Dell largou a faculdade de medicina para se dedicar a venda direta de PC´s.

Steve Jobs; estudou física, literatura e poesia na Reed College em Portland (EUA), e largou depois de “um” semestre, mas continuou assistindo algumas aulas para ter lugar onde dormir e frequentava o templo de Hare Krishna para comer de graça.

Jeff Bezos; sim, o homem mais rico do planeta na atualidade cujo pai era artista circense e abandonou a família após um ano de casado, a mãe casou-se novamente quando Jeff tinha quatro anos de idade. Estudou na River Oaks Elementary School e era reconhecido como um “geniozinho”, com 12 anos de idade desenvolveu um sistema matemático para avaliar professores. Fez engenharia elétrica e ciências da computação em Princeton (1986).

Jorge Soros; fez faculdade e pós-graduação na London School of Economics, também estudou com o filósofo Karl Popper (defensor da democracia liberal), foi muito influenciado por essa ideologia e influencia a política econômica brasileira até hoje.

Conclusão 1:

Alguns dos grandes fizeram faculdade, outros dos grandes não terminaram a faculdade. Podemos concluir que a formação não interfere no sucesso, no entanto, todos continuam estudando por conta própria, todos os dias. Então, qual é o pulo do gato? O pulo do gato é que todos eles tinham um projeto e trabalharam todos os dias incansavelmente para alcançar esse objetivo. Tudo que faziam e fazem (os vivos) até hoje é para expandir e tornar esse sonho uma realidade cada vez maior. Portanto, se não temos um foco, um projeto, não temos chances de sermos bem sucedidos.

 

A Educação (b):

O Brasil cresceu (PIB) muito no período 1930 – 1980 estivemos juntos, por exemplo, com o Japão e à frente da China, e investimos 1% do PIB em educação nesse período. De 1980 para cá praticamente paramos de crescer, e hoje, o Brasil investe 5% do PIB em educação.

O Banco Mundial em de dezembro de 2018 publicou matéria sobre a educação na América Latina e concluiu que Cuba possui, disparado, o melhor nível educacional entre todos os países da AL.

Conclusão 2:

Ter uma boa educação não é garantia de bom nível de vida. Ou será que o nosso padrão é inferior ao dos cubanos? Ou seja, é preciso algo além de educação.

 

A Educação (c):

A Ásia, hoje, está dando grande ênfase aos estudos, mas nem sempre foi assim. Iniciaram com foco na agricultura, muito trabalho, exportação e depois colocaram atenção na formação educacional e na indústria de transformação.

O Brasil a partir de 1980 abandonou a indústria de transformação e continuamos educando os brasileiros apesar dos atuais 14 milhões de analfabetos.

Conclusão 3:

Ter um bom Résumé ajuda na seleção para uma vaga no mercado, no entanto, se a vaga não existe, o que fazer? Bem, os cérebros privilegiados irão para o aeroporto e os demais engrossarão a fila dos desempregados ou desalentados.

 

 

Para Reflexão:

  • Há duas pessoas que nasceram e estudaram na Índia, são elas, Sundar Pichai e Satya Nadella, o primeiro é o CEO do Google e o segundo o CEO da Microsoft.

 

  • Hoje, a escolaridade média do brasileiro está em 8 anos, a pior da América do Sul.

 

  • Há uma escola chinesa de padrão internacional, ensino infantil, fundamental, e colégio, onde se ensinam obviamente o mandarim, o inglês etc. além de contar com equipamentos de ponta da Huawei, salas inteligentes, inteligência artificial, robôs e sistema de ensino Montessori. Onde? Rua São Clemente, Bairro do Botafogo, RJ.

 

  • O PISA – Programa Internacional de Avaliação de Alunos, exame regular desde o ano 2000, avalia alunos de dezenas de países, em 2000 ficamos em último lugar, depois com a inserção de outros países, continuamos entre os últimos. Uma vergonha! O PISA exige matemática, ciências, e interpretação de texto no idioma do aluno. Talvez, esteja aqui os três tópicos ou áreas que as crianças devam se concentrar para adquirirem algum conhecimento que realmente possa ser transformado em valor na sociedade moderna.

 

  • Nosso ministro da economia, sr. Paulo Guedes, desde 2019 promete e defende manter o Teto de Gastos arrebentando o piso constitucional de áreas como da saúde e educação. Nossas regras fiscais estão corretas?

 

  • Sem a pesquisa básica não temos como enfrentar epidemias ou pandemias.

 

Continua na próxima semana.

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivo

RICCOL Sistemas

Pular para a barra de ferramentas