Artigos Publicados na Mídia Impressa

Da porteira para fora (235) – Jornal Tribuna Liberal de 28/11/2021– Motivação 7!

Seguimos com orientações básicas ao nosso herói que está em Portugal na cidade de Aveiro buscando novos desafios. Algo importante a se mencionar sobre a carreira no século XXI é que ela é ampla e abrangente, toda e qualquer experiência que o colaborador possa ter é, hoje, considerada como parte de sua carreira, Por quê? Porque sempre se aprende alguma coisa quando se executa algo mesmo fora de nossa especialidade! E, em se executando diversas tarefas, elas são cumulativas compondo o mosaico de uma carreira.

É interessante escutar depoimentos de astronautas que após um período no espaço via de regra mencionam no retorno que tudo está conectado na Terra, somos uma malha de neurônios excitáveis que respondem a cada estímulo recebendo e transmitindo as informações de um neurônio a outro ignorando os limites geográficos dos países.

Hoje, discute-se as carreiras proteanas e as sem-fronteiras.  A carreira proteana é definida por três variáveis;

Já a carreira sem-fronteira foi  inaugurada na era da globalização, ganhou notoriedade e muitos adeptos. O próprio nome carreira sem-fronteiras define o profissional que se beneficiou da tecnologia e pôde decidir onde trabalhar. Nesse cenário aquela rigidez espartana caiu por terra, o que não significa que esses profissionais trabalham menos, no entanto, há uma maior horizontalidade e menor verticalidade no que tange as decisões. Esse profissional é muito mais cobrado por desempenho. Assim, passou-se a flexibilizar a noção de fidelidade, pois os profissionais começaram a trabalhar para mais de uma empresa, ou em diversos setores de uma mesma companhia, ou em diversos projetos de uma mesma empresa. As fronteiras caíram graças as tecnologias que propiciaram o trabalho remoto com qualidade. Os custos dessas tecnologias são cada vez menores, mais eficazes e mais velozes. Assim, países que encontram- se nessa fronteira da arte dominam e continuarão dominando o mundo o moderno.

As organizações por sua vez estão se moldando e se alinhando para estarem presentes em muitos locais e apresentando resultados sustentáveis. As organizações constroem locais menores, salas e mesas compartilhadas.

O mundo do trabalho no século XX foi transformado, mas alguém poderá argumentar que continua trabalhando  para a mesma empresa, segue uma carreira linear, busca estabilidade e se subordina a rigidez de horários.

Portanto, a empregabilidade do século XXI caracteriza-se pela busca constante da educação continuada, autonomia crescente do colaborador, flexível em termos de horários, e diversos modelos de vínculos com o empregador.

Podemos concluir que o mercado de trabalho segue a lógica do desenvolvimento tecnológico que por sua vez segue uma curva exponencial. Portanto, aqueles trabalhadores que não conseguem acompanhar a dinâmica do mercado serão cada vez mais desvalorizados.

Para que o profissional não se sinta perdido ele deve partir de uma auto análise, mapear seu foco, incrementar seu autoconhecimento e partir para a busca de atividades que se encaixem em seu perfil, assim, terão colherão melhores resultados.

Outro aspecto interessante é que o domínio da tecnologia está abrindo novos campos de trabalho antes inimagináveis. De qualquer maneira a matemática, a estatística, a física, os algoritmos, as ciências dos dados (estruturados, semiestruturados e não estruturados), a programação, a inteligência artificial e as ciências sociais estão na base dessa nova pirâmide.

É interessante notar que mesmos os novos negócios que se mostram no horizonte não são visíveis para aqueles que não se educaram para entendê-los e os negócios antigos perdem relevância a cada ano. (continua na próxima semana).

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivo

RICCOL Sistemas

Pular para a barra de ferramentas