Suponhamos que você acordasse nessa segunda-feira e todas as informações que estivessem registradas no Google, de alguma maneira aparecessem disponíveis no seu cérebro! Que tal? Quem você se tornaria? Um gênio?
Vamos combinar, dentro da sociedade atual falamos e vociferamos que “conteúdo” é o nome do jogo. :-Fulano tem muito conteúdo. :-Para você se tornar uma referência no mercado que atua é preciso ser uma autoridade e para tal é preciso ter conteúdo. :- O seu blog possui conteúdo?
Mas, nesta segunda-feira você é o próprio Google. Basta alguém lhe perguntar algo e você responderá em milissegundos. Que tal? Na minha época de “ginásio” a professora nos dava como uma das metas ler o livro: Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley, um livro que se você o lê na juventude, nunca mais ele sai da sua cabeça. O Huxley é o autor da frase: “Conhecimento não é aquilo que você sabe, mas o que você faz com aquilo que você sabe.”
O mundo moderno está em ebulição e essa não é uma afirmação banal, a Rússia se posiciona convictamente sobre as áreas recentes conquistadas na Ucrânia, alia-se à China e ao Irã. Os EUA e Europa Ocidental se posicionam do lado oposto, pelo menos até agora. Os impactos dessa nova geopolítica caminham para colocar frente a frente as duas maiores potências bélicas do planeta. E, aqui não haverá vencedores!
O dicionário nos ensina que conteúdo é aquilo que ocupa, parcial ou totalmente, o espaço em algo. O Google ocupa um espaço, é como o líquido que se molda ao recipiente. Se usarmos essa metáfora, equivalendo conteúdo a líquido, nós podemos colocar esse líquido, por exemplo, numa garrafa. Então, as possiblidades de manuseio do líquido crescem exponencialmente, podemos armazená-lo de “n” maneiras diferentes ou podemos fazer que ele faça algum trabalho para nós, por exemplo, colocamos a água num recipiente, o aquecemos, o transformamos em vapor a alta pressão e obrigamos esse vapor a movimentar a roda, por exemplo, de um trem.
Assim, concluímos que existe algo mais importe que o conteúdo, algo que está no entorno do conteúdo, “a garrafa”. Pois é, a garrafa! O dicionário pode nos ajudar a definir essa “garrafa”. São as frases, ou o texto que precede ou se segue a determinada palavra, que contribuem para o seu significado, o encadeamento do discurso. Ou seja, tão importante quanto o conteúdo ou até mais significativo nos tempos atuais é o que o envolve, o “contexto”.
O contexto avalia o conjunto de fatos que envolvem o texto, são as informações que rodeiam o texto, é o encadeamento das ideias que formam o discurso.
Se somos um expert num determinado produto ou serviço com certeza podemos ser taxados de uma pessoa com conteúdo, mas não podemos ser taxados de um profissional que conhece o contexto. O contexto é um passo além, ele nos possibilita estudar as diversas variáveis que compõem o ambiente e tomar decisões assertivas.
Então, os profissionais de sucesso possuem conteúdo e sabem analisar os contextos? Será que o seu voto da semana passada analisou o conteúdo de cada candidato ou o jogo de cintura para encarar a nova ordem mundial, o novo contexto? Seu candidato a presidência da República se postará ao lado dos EUA ou dos chineses? O que isso lhe trará como consequências práticas? O que afetará sua formação ou o seu negócio?
E, você profissional, está buscando somente conteúdo ou já se deu conta que levantar nessa segunda-feira com o Google no seu cérebro não o levará muito longe?
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