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Da porteira para fora (40p) – Jornal Tribuna Liberal de 04/03/2018 – SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente 3.

Continuamos conjugando alguns verbos para jogar luz na solução que nosso leitor tanto busca diante de situação adversa, ou seja, um grande “player” ao lado de seu pequeno negócio fazendo todo tipo de sombra.

Vale dizer que sob um determinado ponto de vista nosso leitor está acuado, no entanto, é nos momentos difíceis que as soluções mais brilhantes acontecem. Lembremos George Bernard Shaw; “O homem sensato se adapta ao mundo; o insensato insiste em tentar adaptar o mundo a si. Portanto, todo progresso depende do insensato”.  O problema enfrentado por nosso leitor com certeza lhe trará noites mal dormidas, e um faturamento em declínio, o que lhe trará a dor. Existem dois tipos de dor, a dor que o faz agonizar, gemer, e não lhe acrescenta nada, e a dor que o fortalece para o próximo obstáculo, a decisão é sua, a intensidade da dor será a mesma em ambos os casos, o minuto seguinte é que fará a diferença. Chorar ou Lutar! Seja um indivíduo inovador, dotado de uma capacidade de resiliência.  No seriado House of Cards da Netflix você escutará algumas pérolas do personagem Frank Underwood, interpretado pelo ator Kevin Spacey, deixo duas que se encaixam no nosso objetivo: “Há dois tipos de dor: a dor que te torna mais forte e a dor inútil, a que se reduz a sofrimento, não tenho paciência pra inutilidades”, e “Nunca coloque-se à mercê de decisões dos outros. Tome a iniciativa”.

ação monitoramento  Obs.:
Empoderar Empodere o time que faz contato com os clientes, dê autonomia para ele se relacionar, assumir compromissos, exclua a frase: “a diretoria não permite, sinto muito”.

Ligue para sua empresa avalie o atendimento, avalie a voz dos atendentes.

O sexo feminino ganha cada vez mais espaço em diversos segmentos, a tratativa com clientes é um deles, mesmo para cargos de diretoria.
Energizar Ações nesta direção devem ser tomadas pelos líderes. Crie eventos. Crie interações. Planeje e Atue. Equipes competentes, mas desanimadas desembocam em despesas, ou perdas.
Envolver Contrate pessoas empáticas.

Gere envolvimento do colaborador com o cliente.

Empatia é colocar-se no lugar do outro. É diferente de ser sorridente e simpático. Esta ação exige conteúdo, é preciso estudar continuamente.
Facilitar Facilite a vida do cliente. Pense nele 24 horas por dia.

Reexamine todo o processo periodicamente. Sempre poderá ser melhorado.

Pense no usuário de seu produto ou serviço. Se possível, seja um deles.

Coloque atenção nos detalhes, dê ouvidos às reclamações, elas podem fazer a diferença entre sucesso ou fracasso.

Identificar Um time deve ser identificável.

Algo deve identificar o serviço, o padrão do atendimento, o uniforme, enfim, aquilo que o cliente entender e perceber como o mais significativo.

A disciplina identifica uma organização, sem ela não haverá resultados consistentes. Se cada um rema o barco para um lado não coincidente, o destino é incerto.

Os guerreiros do rei Davi usavam dois triângulos em posição opostas formando uma estrela, esse amuleto migrou para a bandeira de Israel em 1948.

 

É impossível ver um time de futebol sem camisas idênticas diferenciadas somente pelo número do jogador.

Não se espera que ao visitar um pelotão do exército encontre-se militares com diferentes cortes de cabelo.

Premiar Premie os melhores, aqueles que atingem metas. Aqueles do time que não atingem metas, não premie.

Defina metas de comum acordo com o time.

Metas fáceis, ou metas impossíveis devem ser eliminadas.

Premie os melhores clientes e não os mais novatos.

Premie os melhores fornecedores.

Servir Todo o time deve atuar em harmonia, monitore as variáveis.

Esse trabalho é contínuo, não há final. Ele se retroalimenta.

Seja lá qual o mercado que iremos atuar teremos que servir a um propósito.

Não importa se estamos vendendo serviços ou produtos, ou ambos.

Treinar Exemplo de monitoramento; tempo para solução de uma determinada ocorrência.

Treine o time para fazer as perguntas certas e não ter sempre as respostas certas.

As perguntas certas são reveladoras.

Treine aqueles que se colocam em contato com o cliente, crie situações inusitadas, aproveite as experiências relacionadas a outras ocorrências, melhore o processo.

Treine o time com gestores, e treine o time entre os membros.

Os colaboradores não devem ser robotizados, e sim humanizados.

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(Continua na próxima semana)

 

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Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

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