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Como Vender Menos? 03 – Jornal Tribuna Liberal – 07/05/2017

Sim, o Dr Zero Cost está aqui para tratar do tema custos, como diminuir custos para a PME, no entanto, se o Governo Brasileiro, se o Líder em vendas, e se os Vendedores não cooperam as dificuldades para colocar a PME no patamar da lucratividade ganha proporções muitas vezes insuperáveis.

Em artigos passados definimos o papel exercido por: Vendas, Vendedor, Comunicador e Expert, hoje vamos sugerir ações infalíveis para um desempenho medíocre.
Vejamos as ações que “independem” do empreendedor e devem ser imputadas ao “Governo Brasileiro”, alguns autores tratam essas variáveis como variáveis de “não mercado”:
1.       Manter a carga tributária alta.
2.       Manter a Infraestrutura precária, digna de terceiro mundo encarecendo o translado, a armazenagem e a distribuição, e aumentando as perdas.
3.       Manter as Leis trabalhistas defasadas em relação ao mundo moderno. A CLT surgiu pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1 de maio de 1943, sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas, unificando toda legislação trabalhista existente no Brasil. O mundo mudou e muda numa velocidade nunca antes experimentada.
4.       Manter o governo brasileiro enfronhado na economia privada, produzindo a custos altos e não competitivos.
5.       Manter a política de governo sem definição sobre a vocação do país.
6.       Manter os gastos do governo mais altos do que a arrecadação, assim, não só mantém como incrementa o déficit nas contas primárias, e para cobri-la o governo paga juros altos. Os poucos recursos disponíveis que deveriam ir para a produção migram para os bancos já que produzir localmente se torna inviável, pois não há margem de lucro obtido através da produção que supere os juros pagos pelos bancos.
7.       Manter o idioma português como a única língua exigida no país, enquanto o resto do mundo fala o inglês para se comunicar e comercializar.
8.       Manter o nível educacional em patamares baixos, assim o trabalhador pouco contribui para uma sociedade avançada e criativa.
9.       Manter em níveis baixíssimos os investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento. Nossos produtos & serviços já estão no estado da arte em comparação a asiáticos, americanos e europeus, pra que melhorar?
10.   Manter o país fechado para o novo, para a inovação, e para parceiros mais inteligentes e mais avançados do que nós.
11.   Manter partidos políticos em quantidades não compatível com a nossa realidade.
12.   Manter a burocracia em níveis inimagináveis. Três Vivas ao Rei!
13.   Manter o Custo Brasil elevado.
Vejamos as ações que devem ser executadas pelo “Líder” para diminuir vendas:
1.       O líder deve ser rude com o time, falar sem pensar, reagir, atropelar.
2.       O líder deve ser mal-educado, menosprezar o time.
3.       O líder possui mais experiência, e o time precisa aprender que a empresa busca resultados.
4.       O líder não deve deixar claro o que espera do time, o time deve ser suficientemente inteligente para entender as metas da empresa.
5.       O líder não deve dar reconhecimento por um trabalho bem-feito, afinal a líder paga por isso.
6.       O líder deve atrasar os salários e comissões com frequência, essa é uma maneira do time sentir com quem está a caneta.
7.       O líder não deve perdoar, deve ser duro, ser rigoroso com detalhes insignificantes.
8.       O líder deve deixar que o time faça fofoca, com certeza estarão falando do líder e isso é bom.
9.       O líder deve chamar a atenção de um funcionário e/ou Vendedor na frente dos clientes, ou na frente da equipe. Ele nunca mais irá esquecer.
10.   O líder deve fazer ameaças fortes. “Vou lhe demitir na próxima vez”. Funciona muito bem.
11.   O líder não deve cumprir o que prometer, deve sempre deixar um “rabinho”, é uma maneira de manter o pessoal conectado ao líder.
12.   O líder não deve se relacionar com influenciadores e tomadores de decisões, são demasiadamente filosóficos, verdadeiros poetas.
13.   O líder não deve seguir um guru, ele é o guru.
14.   O líder não deve defender sua marca, o líder sabe os defeitos e qualidades da marca, não deve perder tempo com isso.
15.   O líder não deve brigar para que sua empresa desenvolva novos produtos e novos serviços.
16.   O líder não mexe em time que está ganhando, o líder só mexe em time que está perdendo.
17.   O líder deve escrever conteúdos medíocres e falar bastante bobagem, se possível gravar e colocar na Web. Clientes gostam de dar risada, o líder deve ser cômico. O que está “bombando” hoje em dia é a vulgaridade.
18.   O líder deve divulgar sua opinião dentro da empresa, e dar pouca ou nenhuma importância para a opinião do cliente quando ele se manifestar. O líder deve fritar a opinião do cliente dentro da empresa.
19.   O líder deve escolher bajuladores para seu time direto e sempre mantê-los ao seu lado, eles saberão valorizar o líder.
20.   O líder não deve a toda hora se reunir com o time comercial, o líder possui gente competente para essa função.
21.   O líder deve deixar o time comercial sem treinamento por períodos superiores a 12 meses. O comercial aprende é gastando sola de sapato.
22.   O líder não deve estar antenado e não deve dar importância às mudanças tecnológicas, são firulas e sempre fazem a mesma coisa que a versão anterior, só mudam a fonte de alimentação.
23.   O líder não deve mapear ou acompanhar os movimentos dos concorrentes. E toda vez que perguntado sobre o tema deve responder: Vou verificar!
24.   O líder quando fizer reuniões com os Vendedores não deve deixar que eles falem, Vendedores falam muito. Se fizer e quando fizer sempre deve fazer em datas de sua conveniência, não deve criar rotinas disciplinadas. Ex.: MMM – Monday Morning Meeting, líderes não são previsíveis. Os Vendedores devem estar sempre preparados e alerta.
25.   O líder deve fixar a meta da empresa, e cada Vendedor deve fixar sua própria meta, o que importa é atingir a meta global.
26.   O líder pode aumentar o time de vendas quando entender necessário, e em caso de aumento do efetivo nunca deverá fazer a relação vendas/cabeça, isso é balela, firula de multinacional.
27.  O líder não deve acreditar que 70% das compras ocorrem antes do cliente ter contato com o Vendedor. O líder despreza e não acompanha o desempenho das mídias sociais, são caça niqueis.

(Contínua na próxima semana).


Você também pode ler essa coluna diretamente no Jornal Tribuna Liberal, clicando aqui.

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

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