Artigos Publicados na Mídia Impressa

Da porteira para fora (48p) – Jornal Tribuna Liberal de 29/04/2018 – SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente 11.

Otimistas versus Pessimistas

Sim, é a mais pura das verdades que trabalhar com otimistas nos torna mais alegres, e ter ao seu lado a hiena Hardy é um inferno. Já escrevemos por aqui que equipes competentes, mas desanimadas desembocam em despesas, ou perdas. Lembre-se do leão Lippy e seu amigo Hardy, uma hiena pessimista e depressiva, nada para ela iria dar certo.

Hardy era uma hiena que não ria, e Lippy sempre dizia “calma Hardy”. E Hardy dizia: “Eu sei que não vai dar certo…óh, dia, óh, céus, óh, azar…” ou em inglês,  “oh me, oh my, oh dear.” Frases da Hiena: “Miséria, não sairemos vivos daqui”; “Mas, Lippy, tenho câimbras quando sorrio”.

Enfim, tenho aconselhado a: livre-se dos pessimistas, eles desmotivam a equipe. Isso não implica em aconselhar a livrar-se de cenários pessimistas, ao contrário, faça cenários otimistas e faça cenários pessimistas, não seja surpreendido pela desgraça. E sabemos que incidentes negativos dentro da empresa reverberam como uma onda e se dissipam muito mais lentamente.

O ponto que peço sua atenção é no fato que ser pessimista tem algumas vantagens e o tema já foi discutido por especialistas e pesquisadores, uma que vale a pena mencionar é: Julie K. Norem, Ph. D. que escreveu o livro “The positive power of negative thinking”, ou seja, o poder positivo do pensamento negativo. Ela defende a tese para usarmos o “pessimismo defensivo” contra a ansiedade. O pessimista esmiúça os detalhes, busca encontrar falhas, e duvida do bom funcionamento das coisas. Os cenários pessimistas cercam as possibilidades de erros, exemplo, pessimistas podem lhe falar que antes de uma apresentação o micro poderá não estar corretamente conectado, dirá que se ocorre a falta de energia sua palestra irá para os ares e é preciso um plano B, que o microfone deveria ser de modelo profissional, etc.

Segundo a autora, o “pessimista defensivo” cria uma estratégia que deverá nos ajudar a concretizar o nosso trabalho com menos ruídos, evitando surpresas desagradáveis, e oferece possibilidades mais factíveis para atingirmos nossas metas, e de quebra diminuindo nossa ansiedade. Ou seja, o “pessimista defensivo” ou, digamos, cenários pessimistas nos ajudam a crescer.

Enfim, analise seu negócio com critério, escute ….mas estude, examine perspectivas, mesmo as menos prováveis. E como disse o sr. Peter Drucker; “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”. Observemos a Amazon, o nome vem de Amazonas, o maior rio do planeta e como seu fundador conectou esse nome a maior livraria do planeta. É verdade, começa com a letra A, e naqueles primórdios da internet era importante que o nome da empresa iniciasse pela letra A, a busca seria facilitada pelos buscadores daquela época.

Hoje, esse fator não tem a menor importância, mas sim, é muito importante sua empresa ser bem avaliada na Internet, e muitos empresários desprezam essa informação preciosíssima. Quantos de nós ao escolhermos uma peça para a irmos ao teatro no final de semana, não lemos a opinião da crítica? Ou, ao comprar um livro, vemos as avaliações que um determinado livro conseguiu coletar? Por que que com sua empresa seria diferente?

A Amazon além de desbancar livrarias renomadas, operando de uma garagem, conseguiu corroborar para o que conhecemos hoje com o nome de: “afiliados”, um programa de associados onde a Amazon pagava comissão para receber indicação de outros sites, tornando-se uma indústria de vários bilhões de dólares.

 

Para crescer é preciso ser ousado, agora, se houver um porto seguro onde se possa deixar ancorado o plano A –  é ótimo. Nós não cansamos de repetir que o mundo está em evolução e numa velocidade jamais imaginável, pequenos negócios podem se tornar grandes e vice versa. É preciso ter discernimento para encontrar a passagem correta. Fácil? Nem um pouco? Ela é estreita. As chances são pequenas, mas continuam aí. (Continua na  próxima semana).

(Leia o artigo anterior)

Você também pode ler essa coluna diretamente no Jornal Tribuna Liberal, página 03, clicando aqui.

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivo

RICCOL Sistemas

Pular para a barra de ferramentas