Artigos Publicados na Mídia Impressa

Da porteira para fora (52p) – Jornal Tribuna Liberal de 27/05/2018 – A Travessia 3.

Já se tonou viral a frase, “eu não quero mudar do Brasil, eu quero que o Brasil mude” (Dra. Carmen Lúcia).

A economia melhorou muito depois que o presidente Temer assumiu o governo, isso é inegável, mesmo os grandes críticos deste governo devem concordar.

Alguns números;

2016 2017 2018
PIB – 3,5% 1,0% 2,5  % (?)
inflação 6,3% 2,95% 3,5%
Tx de desemprego 12,7% 12,4% 11,7% *
Tx Selic 13,7% 7% 6,5% (?)

*O próprio presidente Temer diz que como muitos cidadãos voltaram a procurar emprego o número de desempregados poderá ou deverá subir em 2018.

Ele conseguiu algumas reformas importantes e pouco factíveis naquela época do Impeachment, um bom exemplo foi o avanço da reforma trabalhista, e conseguiu congelar os gastos públicos através da PEC 55 por 20 anos. Não estamos aqui defendendo ou acusando o mandato do presidente Temer, estamos colocando atenção no fato que ele assumiu em condições precárias, e governa sem o apoio da população, e diante da mais importante reforma, a da previdência, não conta com o apoio do congresso e da câmara.

Mas temos sérios problemas, quais?

  • o tema da previdência,
  • a falta de emprego,
  • a crise fiscal,
  • um judiciário errante,
  • a taxa de juros para o consumidor final ainda é astronômica,
  • os investimentos do governo continuam baixos,
  • o setor de serviços continua sofrendo, não há crédito – e quando se consegue os juros são muito altos,
  • os reajustes dos servidores deve seguir forte. A medida provisória caducou, assim como caducou a tributação de fundos exclusivos de grandes investidores, etc.
  • o direito de ir e vir do cidadão continua sendo violado
  • etc..

Como estamos?

Em linhas gerais o déficit fiscal não financeiro está negativo desde 2014 e deve continuar até 2021.  Ou seja, o problema irá se arrastar por um bom tempo.

Ainda temos uma capacidade ociosa das empresas, e o potencial de crescimento do país é grande. Mas, vale mencionar que o Brasil não está se recuperando de maneira hegemônica, a região do nordeste até o Rio de Janeiro versus São Paulo, Paraná e Sta Catarina são realidades distintas. Temos estados e municípios quebrados, veja o Rio de Janeiro todas às noites no Jornal Nacional o noticiário dos cariocas vem na sequência da guerra na Síria.

De qualquer maneira o Brasil está se recuperando, será estável ou não, esse é o ponto!?!? E se será sustentável, tem que se explicar para o povo: como? E seria muito bom que a gente se igualasse à aqueles países descentes.

O índice de confiança dos empresários estão mais positivos, mas é preciso ter regras claras. Marcos regulatórios. O Brasil se aproveita mais uma vez do crescimento mundial favorável para resolver seus problemas internos.

 

Quem fará essa travessia?

O próximo candidato eleito à presidência da República deve fazer reformas, e dizer como ele irá fazer isso.  Esperamos que o país não eleja um populista, que resolva o problema de desemprego com discursos vomitando abobrinhas.

Precisamos de investimentos e crédito, se melhoramos as estradas a produtividade irá melhorar, e acelerar a empregabilidade, o crédito para a construção civil é fundamental para o crescimento do setor.

O próximo presidente terá o apoio popular e deverá de saída aprovar as reformas enquanto o povo acredita nele, deverá surfar na economia mundial que por enquanto cresce, e pegar uma carona com a China.

Um ponto importante e que não atinge o nosso continente é o fato de não possuirmos armas nucleares, ou seja, não precisamos investir nessa área. Nossos vizinhos são pacíficos, estamos num oásis mundial. Mas, quem fará essa travessia? (continua na próxima semana)

(Leia o artigo anterior)

(Leia o próximo artigo)

 

Tags

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

1 Comentário

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Dr Zero Cost. Nem populista, nem salvador da pátria, apesar de ter Messias no nome. É melhor Jair se acostumando. Bolsonaro é o único candidato que reúne condições de retirar o Brasil do caos. Abraços.

Categorias

Arquivo

RICCOL Sistemas

Pular para a barra de ferramentas