Artigos Publicados na Mídia Impressa

Como Vender Menos? 05 – Jornal Tribuna Liberal – 21/05/2017

Quando o Dr Zero Cost iniciou esta sequência de textos para apontar erros crassos que em tese não são ou não deveriam ser cometidos por líderes, em momento algum foi idealizado que esse líder fictício pudesse existir no imaginário das pessoas que leem a coluna e menos ainda que se materializasse como um personagem cômico.

Mas a vida é repleta de surpresas, e os comentários recebidos foram mais uma. Assim, o Dr Zero Cost concorda com seus seguidores e elege o ator Vittorio Gassman no papel principal de Brancaleone da Nórcia, nosso líder Dom Quixote, para carregar a bandeira desta cruzada (dicas para vender), e seguimos a partir das 67 dicas anteriores (custos e despesas):
68.   O líder quando de posse de ingressos para jogos importantes, corridas de automóvel, peças teatrais, etc.. deve dar a clientes ou potenciais clientes, mas não deve acompanhá-los.
69.   O líder deve escolher o vendedor do mês, mas nunca o cliente do mês. O reconhecimento transformado em prêmio, comissão, etc.. sempre deve ir para o  vendedor escolhido.
70.   O líder sabe que a coisa mais importante de uma empresa são as vendas, então, deve violar regras internas, mas deve vender.
71.   O líder ao sair de uma reunião, ou encontro, não deve pensar: O que eles estarão pensando sobre mim? Qual imagem deixei?
72.   O líder ao terminar uma reunião não deve deixar nenhuma resposta para trás, deve responder a todos os questionamentos, não deve deixar nada para um próximo encontro.
73.   O líder ao contar uma piada para os Vendedores, clientes, ou clientes em potencial não deve se preocupar se eles já conhecem a piada, as pessoas adoram escutar a mesma piada mais de uma vez. Se possível conte piadas étnicas, elas fazem muito sucesso.
74.   O líder não necessariamente deve ter ou não ter atitude não importa, o importante é seu produto possuir qualidades.
75.   O líder deve conversar com pessoas negativas e gananciosas, isso irá lapidar sua formação profissional.
76.   O líder irá enfrentar problemas no escritório ou nos clientes e devem levá-los para o lar, discuti-los nos horários das refeições.
77.   O líder deve atingir a meta, se vender estará tudo bem, se você não vender estará tudo mal.
78.   O líder não se diverte com visitas ao cliente.
79.   O líder deve semear a concorrência entre os Vendedores, isso os ajudará a manter os dentes afiados.
80.   O líder sabe que as pessoas são competitivas, não deve adorá-las.
81.   O líder é um gestor e como gestor deve dar ordens, o time espera por elas para sair a campo.
82.   O líder segue a manada. Curiosidade sem nexo, escreveu Hari Dass: “Se você for atrás do mundo, ele fugirá de você. Se você fugir do mundo, ele irá atrás de você”.
83.   O líder não deve se preocupar com erros rotineiros, deve atuar sempre no macro.
84.   O líder deve fazer reuniões longas, e sempre dentro da sede da empresa.
85.   O líder deve se atrasar alguns minutos para entrar numa sala de reunião, isso demonstra importância.
86.   O líder deve ter certezas, e para tal não deve ler livros, relatórios, etc.., e se ler deve ir até a página 2, assim, ele não terá dúvidas.
87.   O líder deve confiar 100% no seu taco, não criar novas aptidões. Atuar onde seja bom.
88.   O líder não é o núcleo central da moral da empresa, ele está ali para fazê-la dar lucro.
89.   O líder deve dispensar os Vendedores mais lentos, afinal o líder quer construir um time de “aviões”, gente rápida. E não há crescimento para essa gente.
90.   O líder deve exigir vendas, e não pedir esforço inteligente, ou entrega total.
91.   O líder nunca ouviu falar e não deve ler sobre as ideias estratégicas de Michael Porter ou Igor Ansoff.

92. O time comercial é impermeável, e nem deve convidar “Vendedores Campeões” de outras áreas para trocarem conhecimento com o seu próprio time.
93.   O líder deve contratar secretárias para auxiliar vendas, mas sem formação, e sem treinamento para lidar com o público.
94.   O líder não deve se interessar se um Vendedor “pedir a conta”, deixe-o ir embora, há muita gente boa no mercado e disponível. Não se deve interessar por churumelas, não deve procurar identificar os motivos da saída, afinal o motivo pode ser o próprio líder, e aí?
95.   O líder é cruel, “frita” aqueles que queiram contestar suas ideias. Afinal, ele é o líder.
96.   O líder semeia o terror, aconselhamento é para fracos.
97.   O líder observando seu time fracassar em vendas, deve colocar a culpa no mercado, ou em outra variável qualquer. Não deve analisar e nem aprender com os fracassos, deve usar a frase: “Considerando a situação atual até que fomos muito bem, parabéns a todos e a todas pelo esforço”.
98.   O líder deve ser ansioso e ter pressa. Esqueça Saramago quando escreveu: “Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo”.
99.   O líder deve ou não deve sorrir quando fala ao telefone, tanto faz, a pessoa do outro lado da linha não irá perceber.
100.   O líder quando possuir Vendedores mal treinados sob seu comando deve classificar essa deficiência como algo que ele possui, e não como uma falta de treinamento que poderia ser dado pelo líder.
101.                      O líder deve demorar-se em ligações com potenciais clientes, vendas ocorrem mesmo é ao telefone.
102.                      O líder é demasiado inteligente para se debruçar sobre coisas simples.
103.                      O líder deve fugir das mudanças. O mundo muda é verdade, mas muito devagar.
104.                      O líder deve preferir o vendedor metódico, é o que mais produz. Vendedor que mantém as mesmas rotinas diárias e os mesmos hábitos. Vendedores não precisam desenvolver a criatividade.
105.                      O líder não deve ir atrás de propósitos empresariais duradouros, propósitos cativantes e que tocam a alma das pessoas normalmente são duradouros, evite-os.
106.                      O líder ao contratar “Vendedores” ou mesmo o coordenador de vendas não deve expor para os contratados os valores (crenças) da empresa, até porque a maioria das empresas só possuem os valores pendurados nas paredes, e ninguém os lê. Ao contratar o líder não deve mencioná-los, muito menos deve fazê-lo ao contratar subfornecedores ou quando tratar com clientes.

(Continua na próxima semana).


Você também pode ler essa coluna diretamente no Jornal Tribuna Liberal, clicando aqui.

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivo

RICCOL Sistemas

Pular para a barra de ferramentas