Artigos Publicados na Mídia Impressa

Da porteira para fora (254) – Jornal Tribuna Liberal de 10/04/2022– Julgamentos 3!

Para que o CEO, o diretor, o gerente tenham suas vidas facilitadas, o que ele deve fazer? Nas matérias anteriores elencamos quais os passos devem ser percorridos para que a probabilidade de acerto nos julgamentos seja incrementada. Todavia, se ele não age por impulso, as chances de sucesso aumentam.

Quando escrevemos impulso, suponha que o CEO, ou diretor, ou gerente precisem preencher uma determinada vaga. E,  suponha que ele peça para um ou uma candidata visitá-lo. E, essa pessoa vai até ele e faz uma entrevista, ela diz que morou fora do país e que fala fluentemente três idiomas e, por coincidência torce para o mesmo time do contratante, e se veste adequadamente, e é muito agradável, e é tão ou mais ambiciosa que o contratante etc. Que tal? Um erro. O CEO, o diretor, ou o gerente não devem conhecer as pessoas antes de avaliar os currículos e somente após essa seleção chamar os candidatos para a entrevista. A regra é: sem impulsos para burlar o processo. O CEO, diretores e gerentes que agem por impulso administram cometendo erros, muitos deles são irreparáveis.

Um amigo, João Paulo, me escreveu “é preciso promover a diversidade dentro das equipes, pois isso trará criatividade necessária para o time crescer e se desenvolver”. Vamos tentar explorar um pouquinho essa frase.

Suponhamos que tenhamos alguns candidatos ou candidatas já selecionadas, por exemplo, através de testes. As entrevistas, o passo seguinte na seleção, devem ser iguais, ou seja, as mesmas perguntas para todos os candidatos, assim, saberemos compará-los. Então, se o CEO, o diretor ou o gerente quer ter sua vida facilitada, deve escolher muito bem quem fará parte do time e por quê? Mas, na verdade a seleção criteriosa é o primeiro passo para evitar julgamentos desnecessários durante a jornada de trabalho, temos 4 passos.

Saber selecionar: Observamos, o leão come carne. Ponto! Pegue um filhote de leão e leve para sua casa, alimente-o, brinque com esse bebê, mostre aos amigos, faça festas. O dia que ele crescer irá devorá-lo. Simples, assim! Motivo: você não influenciou seus pensamentos e seus sentimentos, somente os comportamentos em um determinado período. Agora, ele é um leão adulto, ele come carne. Bem, se você for devorado, não terá muito a reclamar, não é mesmo?

Observamos que um gestor que não saiba fazer julgamentos provavelmente irá selecionar mal o  seu time. Aí, aí não tem o que fazer! Sorry, pague o preço! Seja devorado! Será que um técnico de futebol que escolhe mal os seus jogadores irá ganhar campeonatos? Será que um técnico de futebol que escolhe os melhores jogadores do mercado e escala mal o time irá ganhar campeonatos? Por que será que muitas vezes times pequenos do interior performam vitórias históricas? Campeonato Paulista 2013: o time alviverde protagonizou fiasco histórico no Estadual ao levar uma goleada por 6 a 2 do Mirassol, por quê?

Agora, imagine um técnico de futebol que chama um jogador do banco e fala para ele:- Vai lá e faça o seu melhor. Que tal? Que raio de técnico é esse? Gestores que não definem expectativas para as pessoas do time são fracos, esse é o trabalho deles, eles devem fazer isso todos os dias.

Seus funcionários sabem exatamente TODOS OS DIAS qual a expectativa de desempenho que se espera dele. Ahhh, ele se vira bem! Esquece, não vai dar certo! Observe, colocar para o colaborador qual é a expectativa não significa escrever o passo a passo para a conquista das metas do dia.

 

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivo

RICCOL Sistemas

Pular para a barra de ferramentas