Artigos Publicados na Mídia Impressa

Da porteira para fora (277) – Jornal Tribuna Liberal de 18/09/2022 – Por que o empresário não investe?

Um empresário investe na economia real se a taxas de juros estiverem altas? O que você acha? Um empresário investe na economia real se as taxas de juros estiverem baixas? O que você acha?

Alguém poderá responder:- O Brasil historicamente possui uma taxa baixa de investimento em relação ao PIB e a taxa de investimento em 2022 será mais baixa do que em 2021 – info. IBGE. Segundo pesquisa de Juliana Trece, em 2022, num universo de 170 países temos 139 países investindo mais que o Brasil em relação ao PIB. Em 2021 tivemos 132 países investindo mais que o Brasil, ou seja, pioramos.

Sim, a guerra na Ucrânia e suas ramificações em nada tem cooperado para o PIB global. A situação é horrível com tendência de piora.

Então, que tal nos compararmos com a Argentina? O Brasil deve investir 18,4% de seu PIB em 2022 e a Argentina deve investir 19,6% de seu PIB! Pois é! Outro cenário que “não” nos interessa para 2022: para a China a previsão é de 42,5%, para a Índia 32,11%, para a Coreia do Sul 33,5%, para o Chile 26,7% e para o Peru 25,1%. Mas, por aqui estamos tranquilos, desde a década de 80 seguimos firmes.

Voltemos à pergunta? O empresário investe na economia real brasileira se as taxas de juros estiverem altas? O que você acha? Ou, será que eles investem quando as taxas de juros são baixas? Vejamos as taxas de investimento no Brasil.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Observando o gráfico acima de investimentos vemos que em 2020 (COVID-19) os investimentos foram os mais baixos da história. E, os juros? Vejamos:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Os 2 gráficos acima nos mostram que o a taxa SELIC estava estabilizada em 2018, 2019, caiu em 2020 e 2021 e começou a subir no final de 2021, hoje sobe forte. Quanto aos investimentos nesses anos, eles até esboçaram uma reação em 2021, mas mostram uma tendência de queda.

Tivemos períodos de taxas de juros baixas e os investimentos não ocorreram. Então, é uma falácia afirmar:- Os empresários olham para as taxas de juros, se elas estiverem altas, eles aguardam e não investem.

Taxas de investimentos altas é o antídoto contra o desemprego e pouco crescimento.

Quando os empresários investem? Os empresários investem quando eles possuem a “expectativa” de ganhar dinheiro, independente da inflação, ou da taxa de juros. Simples, assim!

E, quando eles enxergam essas expectativas? Quando as regras do jogo são claras, quando o juiz não é tendencioso, quando as condições de mercados são razoavelmente estáveis. O Brasil possui inflação alta, juros altos e desemprego alto em comparação com outros países, vamos crescer menos que a média mundial em 2022, será que somos estáveis? Ou seja, o problema não é o mundo, somos nós.

Pensemos numa família que não investe em qualidade de vida, nível cultural etc. Há progressos nessa família? Não. Muito provavelmente ela não investe porque não possui recursos, mas porque ela não possui recursos? Porque não possui renda. Porque não encontra trabalho mais bem remunerado e em última instancia porque o país não investe. O país por sua vez discute acupunturas, ou seja, ações pontuais, uma verbinha aqui, outra acolá, uma ajuda de custo aqui, uma retirada lá, não temos um Norte. Não temos um pensamento sistêmico.

O FMI olhando de fora estima que até 2027 continuaremos nesse marasmo, enquanto 83% dos países devem apresentar taxas de investimentos superiores às do Brasil. E, estamos em período eleitoral, mas esse tema não aparece na pauta, seguimos com as perfumarias. O que fazem os candidatos? Eles pinçam, por exemplo, uma obra e a enaltece, mas estão longe de comparar os investimentos em infraestrutura numa visão macro. Em 2010 a União, estados e municípios investiram 4,72% do PIB, em 2021 investiram 2,05% do PIB, em 2017 investiram 1,94% do PIB.

Outra pergunta que podemos fazer é: Se os governos não investem no próprio país, por que o empresário deveria fazê-lo?

Dr Zero Cost

Dr Zero Cost por Ailton Vendramini, perfil realizador com formação na área de Engenharia, tendo trabalhado no Brasil e no exterior. Atualmente acionista em algumas empresas e foco em Mentoria & Consultoria para pequenas e médias empresas no segmento de Gestão/Vendas/Marketing/Estratégia.

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Arquivo

RICCOL Sistemas

Pular para a barra de ferramentas