É notório que existe uma evolução quanto aos relatórios financeiros das PMEs. Ou seja, os relatórios antigos já não refletem a situação da empresa.
Será que a PME está preparada para essa evolução? Não.
O DrZerocost entende que esse tema irá evoluir muito, e poucas empresas estão em fase com o estado da arte. Portanto, não se trata de assunto urgente, mas quem ficar de fora irá pagar um preço alto por isso. O DrZeroCost sugere ir acompanhando o mercado e sua evolução.
A evolução mencionada acima pelo DrZeroCost pode ser dividida em 4 tópicos, e exatamente nesta ordem evolutiva:
-
Informação financeira das empresas, são os relatórios que as PMEs sabem fazer.
-
Relatórios da administração, aqui são relatórios gerenciais que traçam cenários sobre o item a, e donde se pode traçar algumas táticas limitadas. Não confundir tática com estratégia. A estratégia é aonde a PME deseja chegar no logo prazo, a tática são as ações menores que corrigem os desvios para que a estratégia principal seja alcançada.
-
Governança Corporativa.
-
Sustentabilidade.
Sobre sustentabilidade muito já se caminhou e os relatórios sobre estratégia de algumas empresas de grande porte já contemplam essa metodologia. Essa evolução desembocou naquilo que o mercado chama hoje de Relato Integrado, (observe que o DrZeroCost não escreveu relatório propositadamente porque esse relato é justamente uma composição dos itens a, b, c, para que o relato esteja realmente inserido na estratégia da empresa). O modelo para esse tipo de relatório não existe e não irá existir, a ideia é cada empresa se adaptar a algumas diretrizes dadas pelo GRI. Ou seja, é uma harmonização entre os diversos relatórios incluindo os financeiros que desembocam numa estratégia global da empresa considerando o lucro, o social, a governança e o meio ambiente.
As variáveis do Relato Integrado são chamadas de capital. Como esse tema é fascinante e estará na pauta das emrpesas em breve, voltaremos a ele.
Comente