A PME possui somente duas saídas para sair desse imbróglio atual, ou o empresário aumenta as vendas, ou o empresário diminui os custos. Simples, mas nada fácil.
Ele não pode fazer as duas coisas?
Ok, ele pode tentar fazer as duas coisas, vender mais e baixar custo, todavia, o Brasil não é para principiantes. Sabe, é como aquela história do pato, ele nada, voa, e caminha, mas não faz nada direito rsrsrs. Aumentar vendas numa época de crise é possível, principalmente se a empresa possui uma participação desprezível no mercado, no entanto, na crise a tendência é que a maioria sofra, o crédito some do mercado e junto com ele os clientes, e mesmo aqueles que aumentam suas vendas o fazem mediante um aumento desproporcional de recursos para conseguir pequenos incrementos.
Então, o Dr.ZeroCost definiu seu campo de ação. Diminuir custos para a pequena e média empresa.
Algumas empresas PME´s desenvolvem seu próprio método para diminuir custos, há confito com as ideias propostas pelo Dr.ZeroCost no seu blog?
Ok, como aprendemos na escola, podemos duvidar de tudo, menos da dúvida. Todo empresário possui suas próprias idéias, podemos recorrer aqui aos bancos escolares, e chamá-las de inatas, o Dr.Zerocost possui a pretensão de acrescentar ideias adventícias, ou seja, provocar o pensamento do empresário com novas abordagens. De posse das ideias inatas, e das adventícias, ele, o empresário, por si gerará uma terceira via que são as ideias imaginativas, e aplicá-las. Nessa rotina é possível, ou recomendável aplicar por exemplo o PDCA*, afinal a uníca coisa constante nessa vida são as mudanças, e aqui abaixo da linha do Equador me parece que as mudanças brotam, rsrsrsr
Atuar no custo é um mundo de oportunidades, não precisamos ir longe para escolher um método podemos nos recorrer de Descartes, está tudo lá, é uma questão de aplicar com disciplina. A diminuição de custos nos conduz a algo eficiente, e numa PME aumentará a lucratividade o que em outras palavras é a o aumento da eficácia. Muitos recursos disponíveis nas PME´s podem ser economizados, ou seja, teremos uma diminuição de custos, e sua otimização nos conduzirá a eficácia.
Com um 2017 pela frente repleto de incertezas os dirigentes das PME´s devem se antecipar aos futuros problemas, e não simplesmente resolver os problemas do dia a dia.
Ailton Vendramini www.drzerocost.com.br
Observações:
1. PDCA* = Plan-Do- Check- Act/Plan-Do- Check-Ajust, método tornou-se popular pelo Dr. W. Edwards Deming, ou como o próprio Dr. Deming lapidou posteriormente PDSA = Plan-Do-Study-Act. O importante é que se trata de um ciclo, que se auto realimenta.
2. A análise SWOT, embora utilizada até os dias de hoje, revelou-se para os administradores nos anos 70 pela escola de Harvard.
3. Já nos anos 80 Porter e Ansoff se dedicam a análise da competitividade acrescentando a variável mão na massa, ou seja, o pensamento estratégico é fundamental mas é de igual importância que ele seja implantado.Aqui surgem as análises de competitividade de Porter e Ansoff tão famosas.
4. o Dr.ZeroCost acredita que as análises de competitividade ganharam muita importância com a globalização, e vale lembrar que Porter definiu a cadeia de valor definindo as atividades de suporte e as atividades primárias, ambas, se bem administradas, nos conduzem a melhoria das margens das empresas.
5. Atualmente a implantação do pensamento estratégico deve ser algo holístico, o time deve fazer parte dessa implantação. Consultar todos os colaboradores para tal é muitas vezes inviável, mas sempre que possível devem ser chamados a cooperar, pois a verdade (a verdade de Descartes) não se encontra em uma única fonte. Obviamente existem os elaboradores do plano estratégico o qual deve ser IMPLANTADO e desvios devem ser corrigidos. Chamar o colaborador para contribuir é uma maneira de valorizá-lo e adicioná-lo como cúmplice das estratégias. Para o acompanhamento dessas estratégias temos hoje os KPI´s.
A PME deve sempre responder a pergunta Por que está executando tal missão? E sempre em primeiro lugar. Exemplo, O que fabrica a Nike? Tênis. Errado. a Nike desenvolve tecnologia para o caminhar e o correr, quem fabrica os tênis da Nike pode ser uma fabricante na China. Esse conceito deve ser analisado pelas PME´s, pois, muitas delas são míopes e quando se deparam com uma mudança de tecnologia, quebram. Saber o porque está executando determinado serviço, ou produto é o pulo do gato para uma visão estratégica de futuro.
6. Hoje, 2017, esses conceitos e ferramentas podem ser utilizadas com sucesso e existem muitas delas por aí. Exemplo, Balanced Scorecard, análise SWOT, Benchmarking, empowerment, Seis Sigmas, Gestão de Processos, etc… Todavia na opinião do Dr.Zerocost a empresa deve ter gente inteligente no seu comando, gente com inteligência vocacional, e gente que trás para perto de si todo e qualquer colaborador que tenha o conhecimento e experiência para cooperar, esse é o segredo atual. Quem sabe melhor as dificuldades para se executar um muro do que o pedreiro que o constrói?
7. Os colaboradores se dividem, em: Tarefeiros, carreiristas, e vocacional. Os mais importantes são os vocacionais. Os carreiristas se dividem em ambiciosos e gananciosos, os ambiciosos fazem bem para a organização, já os gananciosos são nocivos.
8. Um erro comum que os líderes fazem ao expor seu plano estratégico é iniciá-lo com: Como Vamos Fazer. O Dr. ZeroCost recomenda que toda exposição seja iniciada pela missão e visão, por dois motivos. Primeiro para deixar claro para o grupo de colaboradores a estratégia de longo prazo da empresa e sua missão. Segundo para que a exposição não se desgarre da estratégia organizacional.
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